Postado em domingo, 19 de janeiro de 2014
às 22:28
Projeto de lei limita vagas de estacionamento ao lado do Fórum
Um projeto de lei limita as vagas de estacionamento ao lado do Fórum.
Alessandro Emergente
Um projeto de lei, que começa a tramitar na Câmara Municipal a partir dessa segunda-feira, limita o número de vagas de estacionamento ao lado do Fórum Milton Campos. A polêmica sobre a reserva de vagas em via pública para funcionários do judiciário é antiga.
A alteração na lei atual (nº 3.286/2001) está sendo proposta pelo vereador Waldemilson Bassoto (Padre Waldemilson/PROS) após receber um abaixo-assinado de moradores, comerciantes e proprietários de imóveis da região central, que se sentem prejudicados com a legislação atual.
A área destinada exclusivamente para os funcionários da Justiça é maior que toda lateral do prédio do Fórum, na rua Prof. Carvalho Júnior. Abrangência considerada excessiva por moradores e comerciantes inclui, inclusive, o muro do Tiro de Guerra (TG). Comerciantes alegam perda de clientes, que têm dificuldades de estacionarem seus carros próximos às lojas e ao Mercado Municipal.
13 vagas
O projeto proposto pelo vereador limita para 13 o número de vagas ao lado do Fórum, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. Segundo Padre Waldemilson, a proposta de regularização foi apresentada após uma reunião com a direção do Fórum que concordou sobre a necessidade de limitar as vagas para “melhorar o caótico trânsito” na região central.
“Somos sensíveis ao fato de que os servidores do Judiciário precisam estacionar seus veículos. Mas não pode ser um quarteirão inteiro reservado a eles. Temos acompanhado inclusive que poucas são as vagas usadas por esses servidores”, diz o abaixo-assinado encaminhado à Câmara Municipal.
O projeto de lei será lido na sessão legislativa dessa segunda-feira, que marca o retorno das reuniões após o período de recesso da Câmara Municipal. Após a leitura, o projeto será encaminhado às comissões para análise e, somente após a emissão dos pareceres, é que será submetido à votação em plenário.
Fim do recesso
A pauta da reunião dessa segunda-feira já foi divulgada. Dois projetos estão na ordem do dia para serem votados em 1º turno. Um deles, apresentado pelos vereadores Enéias Ferreira de Rezende (PRTB) e Hemerson Lourenço de Assis (Sonzinho/PT), propõe a revogação da Lei Municipal nº 4.374, de 27 de fevereiro de 2012, que autorizou a criação da Zona Azul. O projeto foi aprovado na gestão passada e Enéias foi, na época, o único voto contrário.
Outro projeto de lei na pauta de votação é que obriga a instalação de armários individuais para alunos nas escolas públicas e privadas de Alfenas. A proposta foi apresentada pelos vereadores Evanilson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS) e Vagner Tarcísio de Morais (Guinho/PT).
O plenário ainda decidirá se acata ou derruba um veto total, do prefeito Maurílio Peloso (PDT), a um projeto de lei, aprovado pela Câmara no ano passado. A proposição alterou uma lei municipal de 2005 (nº 3.839), que trata do uso da caderneta de obras no município. Na pauta constam ainda vários ofícios, seis indicações e oito requerimentos.
COMENTÁRIOS