Postado em terça-feira, 10 de dezembro de 2013
às 01:06
Atualizada em terça-feira, 10 de dezembro de 2013
às 17:01
Professor apresenta projeto de restauração de arquivos históricos de Alfenas
O professor Alisson Eugênio, da Unifal, usou a tribuna para apresentar o projeto.
Alessandro Emergente
O professor Alisson Eugênio, do curso de História da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), usou a tribuna da Câmara Municipal, durante a sessão legislativa desta segunda-feira, para apresentar um projeto de recuperação de arquivos históricos de Alfenas. O acervo inclui documentos que vão de 1860 a 1982.
De acordo com Eugênio, os documentos históricos estavam acondicionados em um espaço inapropriado da prefeitura e, durante a gestão passada, foram encaminhados à Unifal. Além da restauração, a Unifal catalogou em forma de livros e hoje o patrimônio cultural já pode ser conhecido pela população no prédio da Universidade, que fica na Praça Dr. Emílio da Silveira.
Um catálogo com a referência sobre acervo foi elaborado para orientar quem deseja conhecer uma parte da história de Alfenas através dos registros. “Em cidades do porte de Alfenas, este é um dos acervos mais rico que pude observar”, disse o professor.
Um centro de documentação histórica deverá ser criado. A Universidade pretende digitalizar o acervo, porém trata-se de um processo “demorado e caro”, segundo o professor. O objetivo é disponibilizar o material através do site da Unifal.
a sessão legislativa de segunda-feira (Foto: Alessandro Emergente)
Eugênio utilizou a tribuna por sugestão do vereador Waldemilson Bassoto (Padre Waldemilson/PROS). O parlamentar lembrou que o uso da tribuna da Câmara Municipal tem tornado público ações internas da Unifal de interesse público.
O vereador citou a repercussão de projetos de sua autoria, que foram baseados em pesquisas da Universidade. Entre eles o que regulamenta o descarte de medicamentos vencidos em Alfenas, aprovado em segundo turno nesta segunda-feira, e a lei que institui o Programa de Manejo da Paracoccidioidomicose (PCM), sancionada na semana passada.
Após os temas serem levados a tribuna da Câmara, foram divulgados no noticiário do Alfenas Hoje e, posteriormente, repercutidos pela EPTV, afiliada da TV Globo na região.
COMENTÁRIOS