Postado em sexta-feira, 15 de novembro de 2013 às 11:37

Prefeitura abre licitação para contratar empresa que implantará Zona Azul

Da Redação

A Secretaria Municipal de Defesa Social abre, no próximo dia 26, o processo licitatório para escolher a empresa que vai operar, mediante concessão, o sistema de rotativo de estacionamento na região central de Alfenas, a chamada Zona Azul.

A prefeitura informou que o critério para escolha da concessionária do serviço será o de maior taxa de outorga - ou seja, a maior porcentagem a ser repassada para o município do valor mensal arrecadado pela empresa, combinado com os “critérios técnicos estabelecidos no edital”.

As empresas terão até dia 21 de novembro para visita técnica, quando poderão conhecer as condições e a realidade do trânsito da cidade. O secretário de Defesa Social, Vander Cherri Marcolino, afirma que os recursos arrecadados com a taxa de outorga, serão gastos exclusivamente para melhorias no trânsito de Alfenas. 

O sistema foi aprovado em fevereiro de 2012 após mais de 18 meses de
tramitação na Câmara Muniicpal (Fotos: Ascom/Prefeitura de Alfenas)

A concessão dos serviços de administração e de exploração do estacionamento rotativo nas vias públicas de Alfenas será por um prazo de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período.

1 mil vagas

De acordo com Cherri, a capacidade de estacionamento rotativo na cidade é de aproximadamente 1.600 vagas, no entanto a Secretaria Municipal de Defesa Social sugere que sejam disponibilizadas, inicialmente, para exploração do estacionamento rotativo pago, 1 mil vagas para carros, caminhões e afins e 200, para motocicletas.

O secretário diz que a expectativa é de que “estes espaços sejam democratizados”. Espera que o sistema da área azul esteja em funcionamento até janeiro de 2014.

A autorização legislativa para a implantação da Zona Azul em Alfenas foi aprovada em fevereiro do ano passado após mais de 18 meses de tramitação. Em 2008, o antigo governo já havia tentado autorização para implantar o sistema rotativo, mas a proposta foi rejeitada pela Câmara.

Sistema escolhido

Na avaliação da administração municipal, o sistema que melhor correspondente à realidade de Alfenas é gestão realizada por terceiros, através de parquímetros eletrônicos multivagas, que é um equipamento utilizado para a emissão do comprovante de estacionamento em vias públicas, onde funciona a área azul.

As operações realizadas pelo parquímetro são registradas eletronicamente em base inviolável e transformadas em relatórios, que serão auditados e fiscalizados pelo Departamento de Trânsito da Secretaria de Defesa Social.

A íntegra o estudo de viabilidade para implantação de estacionamento rotativo em Alfenas e o edital de licitação para a implantação da área azul podem ser conferidas no site da prefeitura de Alfenas. Clique no link e confira

Foram incluídas no levantamento de vagas para operação de estacionamento da área azul as seguintes vias:

Av. Lincon W. da Silveira
Av. São José
Rua Geraldo Freitas da Costa
Rua Francisco Mariano
Pça. Fausto Monteiro
R. Afonso Pena
R. Alferes Domingos Vieira e Silva
R. Amélio S. Gomes
R. Bias Fortes
R. Cel. Pedro Corrêa
R. Dr. Luiz Libânio Prado
R. Duque de Caxias
R. Gaspar Lopes
R. General Carneiro
R. General Costa Campos
Pr. Getúlio Vargas
Av. Gov. Valadares
R. João Luiz Alves
R. João P. Damasceno
Praça Dr. Emilio da Silveira
R. José C. da Silveira
R. José Dias Barroso
R. Juscelino Barbosa
R. Manoel P. Rodrigues
R. Martins Alfenas
R. Pedro Silveira
R. Presidente Arthur Bernardes
R. Professor Carvalho Júnior
R. Rui Barbosa
R. Leão de Faria

 








   
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


 

21 Comentários

Comentar essa Notícia
 
Carregar mais comentários
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos