Postado em sábado, 2 de novembro de 2013
às 23:17
Dois candidatos disputam voto para a reitoria da Unifal
Duas chapas foram inscritas para a disputa da Reitoria da Unifal para os próximos três anos.
Alessandro Emergente
Duas chapas foram inscritas para a disputa da Reitoria da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) para os próximos três anos. O atual reitor, professor Paulo Márcio Faria e Silva, tenta a reeleição contra o professor Tomaz Henrique Araújo, que também foi candidato em 2009. Na época, o atual reitor venceu a consulta à comunidade universitária com 46% dos votos.
No campus da Universidade já é possível ver a disputa pelo voto dos professores, técnicos e alunos através de banners afixados em vários locais. Segundo Sérgio Borges, presidente do processo de consulta à comunidade universitária, a mídia eletrônica está liberada e, com isso, os candidatos podem usar as redes sociais e criarem sites de campanha.
Borges explica que não se trata de uma eleição e sim de uma consulta à comunidade universitária. Isto porque o Ministério da Educação tem a atribuição de nomear o futuro reitor e, legalmente, pode optar por não seguir o resultado das urnas. No entanto, Borges lembra que isso é “raríssimo”. Assim como aconteceu em 2009, o Ministério da Educação deve nomear o indicado na consulta universitária.
Fotos: Alessandro Emergente
técnicos e alunos através de banners fixados em vários locais
O Consuni (Conselho Superior Universitário), órgão deliberativo máximo da Unifal, terá que elaborar uma lista tríplice indicando três nomes para que o Ministério da Educação defina o futuro reitor. Os nomes dos dois candidatos estão garantidos nesta lista. O critério para a escolha do terceiro indicado ainda não foi definido, mas uma proposta para indicar o vice da chapa vencedora será apresentada ao Conselho Superior Universitário.
Chapas
O atual reitor concorre com a chapa “Unifal-MG mais forte e ainda melhor”, tendo a professora Magali Benjamim de Araújo como vice. O atual vice-reitor Edmer Silvestre Pereira Júnior decidiu não concorrer desta vez.
A chapa concorrente “Agora são outros 10” tem Araújo como candidato à reitor e o professor Marcos de Carvalho como vice. Carvalho foi secretário municipal de Educação durante parte do governo do então prefeito Pompilio Canavez (PT). O ex-secretário deixou o cargo em 2007, quando foi aprovado em um concurso público para professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFPO) e, dois anos depois, se transferiu para Unifal.
Calendário eleitoral
A campanha eleitoral foi iniciada no último dia 24 e segue até o dia 2 de dezembro, um dia antes da eleição. Três debates estão previstos: um em Poços de Caldas (dia 13), um em Alfenas (dia 20) e outro em Varginha (dia 29). Em Alfenas o debate será no auditório Leão de Faria, no PCA (Pavilhão Central de Aulas), a partir das 19h.
Foto: Alessandro Emergente/Arquivo
Araújo estão novamente na disputa pela reitoria da Unifal
Para definição do reitor, os votos de professores e técnicos educacionais correspondem a 80% do total, enquanto o dos universitários a 20%. Na eleição passada, o voto dos professores correspondia a 70%, a dos técnicos a 15% e a dos estudantes a 15%. A lista de eleitores aptos a votarem este ano será divulgada no dia 11 de novembro.
Embora o prazo para divulgação do resultado esteja previsto para 4 de dezembro, um dia após a votação, a posse do futuro reitor só será em março - para um mandato de três anos. O Consuni pretende encaminhar a lista tríplice antes do final de dezembro, uma vez que o Ministério da Educação solicita que o documento seja entregue até 90 dias antes da data da posse.
COMENTÁRIOS