Postado em sábado, 28 de setembro de 2013
às 07:59
Condomínio popular com 150 apartamentos é entregue a beneficiários
A cerimônia de entrega das chaves e assinatura dos contratos dos beneficiados com a Caixa Econômica Federal foi na tarde de sexta-feira.
Alessandro Emergente
As chaves de 150 apartamentos populares, no Residencial Vale do Sol, foram entregues aos moradores selecionados através do programa Minha Casa, Minha Vida. A cerimônia de entrega das chaves e assinatura dos contratos dos beneficiados com a Caixa Econômica Federal (CEF) foi na tarde de sexta-feira.
O condomínio fica ao lado do Residencial Jardim das Alterosas, ambos no Recreio Vale do Sol. A construção do condomínio foi feita pela empresa BM Engenharia em um contrato de R$ 7,5 milhões.
As famílias beneficiadas têm renda mensal de até R$ 1,6 mil, um dos critérios para a seleção. No início deste mês, a Secretaria de Habitação fez o sorteio para definição dos blocos e apartamentos em que cada família iria residir.
Na tarde de sexta-feira, a prefeitura montou uma tenda para a cerimônia de entrega das chaves. Para a superintendente regional da Caixa, Cecília Bonfim, a realização do projeto é fruto de um esforço coletivo.
Foto: Alessandro Emergente
O prefeito Maurílio Peloso (PDT) disse que não houve “nenhuma interferência” do governo na seleção dos beneficiados e recomendou a eles que resistam a “tentação” de especuladores com propostas financeiras para aquisição dos seus imóveis. “Pensem no teto de vocês”, disse.
Dois deputados participaram da solenidade: Pompilio Canavez (estadual pelo PT) e Geraldo Thadeu (federal pelo PSD). Os dois lembraram a importância da continuidade dos trabalhos na gestão pública e citaram o nome do ex-prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), que iniciou a construção do condomínio no final de 2011.
Na eleição de 2012, o ex-prefeito foi apoiado pelos dois deputados. Geraldo Thadeu, no entanto, disse que tem adotado uma “postura republicana” no relacionamento com as lideranças de Alfenas. “Passada a disputa eleitoral, é preciso olhar a população”, declarou numa alusão a importância da união de forças.
Pompilio disse que uma das marcas de sua gestão, de 2005 a 2010, foi o ter sido o prefeito que mais construiu casas populares em Minas Gerais. Na sequência, Maurílio lembrou ter sido vice-prefeito na primeira gestão de Pompilio e que pode trazer para si também os méritos da política habitacional. Sorrindo, o deputado sinalizou concordando.
O atual prefeito disse ainda que seu secretário de Habitação, José Luiz Bruzadelli, acertou com a Cohab/MG (Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais) a construção de mais 100 casas populares pulverizadas pela cidade. “Vamos copiar de você Pompilio”, declarou.
A cerimônia contou ainda com o representante do Conselho das Cidades, Saulo Manoel.
Confusão um dia antes
Um dia antes, no Residencial Jardim das Alterosas, a PM (Polícia Militar) foi acionada para registrar uma ocorrência envolvendo agressões. O militante político Jair Panis de Oliveira e sua ex-esposa Júnia Bueno acusaram servidores da prefeitura de agredi-los durante a reunião de uma associação, realizada no salão comunitário do condomínio.
Panis disse aos policiais que, ao tentar registrar fotos da reunião na qual participava o prefeito Maurílio Peloso, foi impedido por servidores comissionados. Alegou que a que, após tentarem tomar sua máquina fotográfica, um grupo de pessoas o agrediu. Júnia também teria sido agredida. As fotografias seriam publicadas, segundo Panis, em seu site, Feira de Troca Minas.
LEIA MAIS:
Movimento de moradia teme perda de 198 apartamentos populares
Associação Habitacional rebate acusações de secretário de Habitação
COMENTÁRIOS