Postado em quarta-feira, 4 de setembro de 2013
às 22:19
Prefeito extingue Secretaria e anuncia corte de comissionados
O prefeito Maurílio Peloso anunciou a extinção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a pretensão de demitir 10% dos cargos de confiança.
Alessandro Emergente
O prefeito de Alfenas, Maurílio Peloso (PDT), anunciou, nesta quarta-feira, a extinção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a pretensão de demitir 10% dos cargos de confiança. Não foi informado ainda quando a medida será adotada e quais os critérios para os cortes.
Com a decisão de redução do secretariado, Rafael Engel Velano deixa a equipe de governo. O nome dele foi anunciado, no final do ano passado, quando Maurílio apresentou a sua equipe de secretários.
Para adotar medidas de contenção de gastos, o governo alega redução das receitas devido a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e débitos com fornecedores. O prefeito disse, através de sua assessoria, esperar que a medida cause impacto positivo nas contas do município.
Foto: Ascom/Prefeitura de Alfenas
Velano ao lado do prefeito Maurílio Peloso no início da atual gestão
Na semana passada, ao se reunir com um grupo de vereadores para discutir o atraso no repasse mensal ao Restaurante Popular, Maurílio disse que a administração estava com dificuldades para “fechar” a folha de pagamento do funcionalismo referente a agosto. Reclamou ainda da inadimplência com IPTU (Imposto Predial e Territorial e Urbano) e da lei que obriga a notificação do contribuinte antes de uma execução judicial.
Outros cortes
Dentre as medidas anunciadas também estão a redução com outras despesas da administração municipal como os gastos com energia elétrica, telefonia e viagens (diárias). Uma nova redução na autorização para horas extras também é prevista pelo governo.
O número atual de servidores em cargos comissionados (nomeados) não foi informado e nem como serão os critérios e as datas para as demissões.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é a primeira a ser extinta no governo Maurílio. Durante a campanha, o atual prefeito chegou a prometer a reduzir o número de secretários.
Você concorda com a campanha da prefeitura em orientar a população a não dar esmola? Clique aqui e vote na enquete do Alfenas Hoje |
Na sessão legislativa da semana passada, o vereador Enéias Rezende (PRTB) chegou a cobrar a redução das pastas do governo como medida administrativa. O líder do governo na Casa, Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico/PDT), retrucou com ironia dizendo que se fosse adotada tal medida não sobraria Secretaria para políticos que vão até o prefeito tentar negociar cargos. A resposta foi uma provocação ao presidente do PRTB e resultou em um “bate boca” entre os dois vereadores.
Ao comentar a saída de Rafael Velano, Maurílio disse ter sido uma “decisão difícil, mas necessária” e completou: “Rafael vai continuar ligado e colaborando, de uma forma ou de outra, com a administração municipal”.
COMENTÁRIOS