Postado em segunda-feira, 11 de março de 2013
às 09:53
Novo comando da PM adota ações no trânsito e contra furtos
O novo comandante da 18ª Cia da PM, Major Adenisio Ferreira de Paula, falou à reportagem sobre os primeiros 30 dias à frente da unidade, que abrange 11 municípios.
Alessandro Emergente
O novo comandante da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Adenisio Ferreira de Paula, falou à reportagem, em uma entrevista exclusiva, sobre os primeiros 30 dias à frente da unidade, que abrange 11 municípios. Ações emergenciais no trânsito e no combate a furto de veículos foram adotadas neste período.
Promovido a Major em dezembro, ele assumiu o comando da 18ª Cia Independente da PM no dia 21 de janeiro último, sucedendo o tenente-coronel Daniel Paulino de Souza, que estava no comando desde janeiro de 2009.
O novo comandante identificou a necessidade de adotar ações em relação à fiscalização no trânsito e no combate ao furto de veículos. Segundo ele, as medidas adotadas já produziram redução no número de ocorrências de furto de automóveis e motos durante o mês de fevereiro.
Em relação ao trânsito, o Major informa que elevou o número de policiais, atuando neste setor, de um para três. Estes realizam ações repressivas e de orientação, principalmente na região central. Para o Major, a presença ostensiva dos policiais, fiscalizando e abordando veículos suspeitos, tem sido importante para a segurança pública do município.
Fotos: Alessandro Emergente
Major Adenisio Ferreira de Paula assumiu, em janeiro, o
comando da 18ª Companhia Independente da PM
Entretanto, os problemas inicialmente identificados não são específicos, correspondendo a um contexto estadual e até nacional. “São atos e medidas que têm acontecido em outras cidades também. Não é exclusivamente de Alfenas”, explica.
Comércio de drogas
O comércio de drogas, envolvendo menores, é outro problema identificado pelo comando, mas que também não é específico. Um levantamento, realizado a partir do controle de registros da PM, aponta que há cerca de 10 menores com grande reincidência em ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas.
Segundo o Major, há menores com até 20 registros em um mesmo ano. Avalia que a legislação não está sendo adotada em sua amplitude e, portanto, há necessidade de adequar algumas medidas como as restritivas de liberdade aos menores infratores.
O comandante defende ações como liberdade assistida e prestação de serviço, que podem diminuir a incidência de crianças e adolescentes no tráfico e uso de drogas.
As ações como a Patrulha Escolar, lançada no início de fevereiro, atua em duas frentes: repressivo e preventivo. As rondas escolares da Guarda Municipal, relata o Major, têm apoiado as ações da PM. “É um trabalho em conjunto que tem possibilitado alguns resultados”, observa. http://www.alfenashoje.com.br/portal/noticia.asp?id_noticia=5549
Efetivo
Sobre o efetivo, o comandante evita falar em números, mas admite não chegar o ideal. Diante disso, a PM tem trabalhado, segundo o Major, de acordo com a disponibilidade.
O Major cita que este ano a Polícia Militar iniciou o recrutamento de novos policiais, mas que não será suficiente para atender toda a demanda, uma vez que devido o período que ficou sem admissão. A ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda um policial para cada 250 habitantes.
Trajetória
Incorporado à PM em 1988, o hoje Major Adenisio Ferreira de Paula formou-se no curso de oficiais em 1997 e passou a atuar em Poços de Caldas. Em seguida, atuou na região de Guaranésia. Promovido a Capitão, atuou em Passos, última cidade antes de assumir o comando na região de Alfenas.
A 18ª Cia Independente da PM abrange, no total, onze municípios: Alfenas, Areado, Alterosa, Campo do Meio, Campos Gerais, Carvalhópolis, Fama, Machado, Paraguaçu, Poço Fundo e Serrania.
COMENTÁRIOS