Postado em quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
às 03:45
PT vence disputa pela Câmara e Sonzinho é o novo presidente
Num clima tenso, o PT levou a melhor na disputa pela presidência da Câmara Municipal e vai comandar o Legislativo de Alfenas pelos próximos dois anos.
Alessandro Emergente
Num clima tenso, o PT levou a melhor na disputa pela presidência da Câmara Municipal e vai comandar o Legislativo de Alfenas pelos próximos dois anos. Hemerson Lourenço de Assis (Sonzinho/PT) foi eleito o novo presidente da Casa com sete votos contra cinco conquistados pelo candidato do PDT, Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Professor Chico).
A eleição foi na noite desta terça-feira (1˚ de janeiro), logo após os vereadores eleitos tomarem posse no Alfenas Tênis Clube. A polêmica começou depois que o vereador reeleito Vagner Tarcísio de Morais (Guinho/PT) anunciar que as cédulas de votação seriam individuais e não única como queriam os pedetistas.
A decisão foi contestada pelo Prof. Chico que a classificou como “arbitraria”. Alegou que havia um acordo entre os vereadores para que a eleição - com o voto secreto como determina o regimento interno da Câmara – fosse com cédula única. Disse que a reunião em que o acordo foi firmado teve, inclusive, a participação de dois vereadores do PT.
Fotos: Alessandro Emergente
Vereadores se retiraram para uma reunião reservada sob vaias
do público, que lotou o Alfenas Tênis Clube
Com o auditório do Alfenas Tênis Clube lotado, na maioria por simpatizantes do PDT, Prof. Chico foi fortemente aplaudido pelo público. “Acho isso uma afronta (...) Neste momento não temos presidente (da Câmara)”, disse ao dirigir-se a Guinho afirmando que o petista deixou a presidência em 31 de dezembro, um dia antes.
Sob vaias, Guinho rebateu que a decisão foi tomada por ele quando ainda estava na presidência e que a reunião não foi “sequer” registrada em ata. Em seguida, solicitou a suspensão temporária da reunião. Eles se ausentaram sob muitas vaias.
Após cerca de cinco minutos, os vereadores retornaram e Guinho comunicou que a eleição secreta seria realmente com cédulas individuais, confirmando a sua decisão.
A votação
Com a definição, foi iniciada a votação e, poucos minutos depois, Guinho comunicou a vitória de Sonzinho para a presidência. O anuncio foi feito em um tom mais elevado, revelando a satisfação de Guinho com a vitória do companheiro de legenda. “Parabéns Sonzinho!”, disse sob novas vaias.
A vice-presidência da Câmara Municipal também ficou com o PT. Guinho, que presidiu a Casa nos últimos dois anos, derrotou Hesse Luiz Pereira (PSDB) por oito votos a quatro.
Vereadores conferem as cédulas com as votações
O cargo de primeiro secretário da Mesa Diretora ficou com Eneias Rezende (PRTB) que obteve 10 votos contra um nulo e outro em branco. A segunda secretaria ficou com Jairo Campos (Jairinho/PT) que também obteve 10 votos contra dois em branco. A suplência dos secretários ficou com outro petista, Waldemílson Gustavo Bassoto (Padre Waldemílson), que foi eleito por unanimidade.
No final do ano passado, Jairinho tentou alterar o regimento interno, derrubando o voto secreto para eleição da Mesa Diretora. Mas a proposta não chegou a ser votada em plenário porque o então líder do governo, Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS), pediu vista ao projeto que não retornou para votação.
COMENTÁRIOS