Postado em quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Secretário pede afastamento para preservar família
O secretário de Planejamento de Alfenas, Salomar de Carvalho, pediu o seu afastamento do cargo.
Alessandro Emergente
O secretário de Planejamento de Alfenas, Salomar de Carvalho, pediu o seu afastamento do cargo e vai se licenciar da função de fiscal tributário, na qual é concursado desde 1996. A saída de Salomar ocorre após ele ser vítima de uma extorsão que veio à tona na última segunda-feira com a prisão em flagrante do acusado.
A família do então secretário de Planejamento foi o alvo das ameaças que começaram em dezembro o que fez com que Salomar procurasse a Polícia para denunciar o caso. Preocupado com a integridade física de seus familiares, ele disse ter tomado a decisão de se afastar das funções públicas para preservar sua família. Além disso, disse querer que o caso de extorsão seja investigado e esclarecido o mais rápido possível.
A decisão de Salomar foi após uma reunião com o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho) que nesta manhã de quarta-feira convidou Rodolfo Chaib para assumir a Secretaria de Planejamento. Chaib vinha atuando no setor de Geoprocessamento da prefeitura.
De acordo com o prefeito, Chaib é o funcionário responsável pelo Geoprocessamento da Secretaria de Planejamento há mais de 10 anos e por ter um perfil técnico foi a opção do Governo.
Por não ter poder de executar programas e liberar pagamentos, o prefeito entende a Secretaria de Planejamento como “atividade-meio” para dar suporte e organização as ações das secretarias com “atividades-fins” como Saúde, Ação Social, Educação e Cultura, entre outras. Por isso, a opção por um perfil mais técnico para comandar a Secretaria.
“A Secretaria de Planejamento é meio, pois não executa, não paga, não decide, e não tem peso político o que não diminui seu peso, apenas a coloca mais no campo da técnico, do que das decisões de políticas públicas de governo”, disse Luizinho, por telefone, nesta manhã.
COMENTÁRIOS