Postado em sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Alfenas sobe no ranking da Firjan e fica entre as 50 de MG
Alfenas está entre as 50 cidades de Minas Gerais com o melhor Índice de Firjan Desenvolvimento Municipal (IFDM).
Alessandro Emergente
Alfenas está entre as 50 cidades de Minas Gerais com o melhor Índice de Firjan Desenvolvimento Municipal (IFDM). O índice divulgado, no início deste mês, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) utilizou 2009 como o ano base para análise dos dados.
Alfenas aparece na 44ª colocação do ranking estadual, ganhando 47 posições em relação a 2008, quando a cidade ocupou a 91ª posição no Estado. Em 2007, o IFDM de Alfenas havia alcançado a 64ª colocação em Minas Gerais.
Embora Alfenas tenha registrado um crescimento de 47 colocações nas duas últimas edições do IFDM, o índice apresentou poucas variações, mantendo-se nos últimos anos no patamar classificado, pela Firjan, como “moderado”.
Infografia: Erick Vizoki
Alfenas subiu de 0,7293 no ano de 2007, para 0,7525 em 2009. No ano anterior, 2008, o IFDM de Alfenas ficou em 0,7108. Os índices que ficam entre 0,60 e 0,80 são considerados como “moderados” e abaixo de 0,60 é classificado como “regular”.
A Firjan ainda define outros dois patamares: acima de 0,80 recebe a classificação “alto desenvolvimento” e abaixo de 0,40 fica com a classificação “baixo desenvolvimento”.
O IFDM tem sido divulgado anualmente e tem sido uma alternativa de parâmetro as administrações municipais de todo o País. Isto porque o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), desenvolvido pela ONU (Organizações das Nações Unidas), só é divulgado a cada dez anos.
Saúde e Educação
Saúde e educação foram as áreas que puxaram positivamente a classificação de Alfenas. Para formar o IFDM, a Firjan avalia o desenvolvimento em três áreas: saúde, educação e emprego e renda.
O item “emprego e renda” foi a única das três que não recebeu a classificação “alto desenvolvimento”. Com um índice de 0,5822 ficou no grupo de municípios com a classificação “regular”.
Já a área da saúde alcançou o índice 0,8532 e foi classificado como “alto desenvolvimento”. Desde 2005, a saúde em Alfenas tem alcançado índices superiores a 0,8 o que a coloca no patamar mais elevado entre as classificações definidas pela Firjan.
Na educação, pela primeira vez, Alfenas entrou no patamar considerado “alto desenvolvimento” ao alcançar o índice 0,822. Desde 2000, quando foi o IFDM foi divulgado pela primeira vez, o município vinha registrando uma variação entre 0,73 e 0,76 o que dava a educação de Alfenas a classificação “desenvolvimento moderado”.
Avaliação
O prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho) diz que o alto desenvolvimento dos índices de saúde e de educação é resultado da política de prioridades da gestão dele e do ex-prefeito Pompilio Canavez. Informa que em 2005, primeiro ano de gestão petista, foi priorizada a saúde, que desde esta época tem alcançado índice acima de 0,8.
De acordo com o prefeito, nos últimos anos a prefeitura passou a focar ações na área de educação como, por exemplo, a criação do programa Cidade Escola. O resultado foi a evolução do índice de desenvolvimento da educação, conforme comprova o levantamento da Firjan.
Outras Cidades
No panorama estadual, o resultado alcançado por Alfenas no índice geral de desenvolvimento - entre 0,7 e 0,8 – faz parte do alcançado por 15,5% dos municípios mineiros. No País, 22,6% das cidades brasileiras alcançaram índice nesta faixa. Minas Gerais teve um índice de 0,7928.
COMENTÁRIOS