Postado em sexta-feira, 10 de junho de 2011

Projeto de Alfenas é selecionado entre os 20 finalistas do País

Um projeto, apresentado por estudantes da Unifal, está entre os 20 finalistas do programa Impacto Zero (Gincana Ecológica).


 Alessandro Emergente

Um projeto, apresentado por estudantes da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), está entre os 20 finalistas do programa Impacto Zero (Gincana Ecológica), promovido pela SWU (Starts With You). No próximo dia 19 será anunciado os dez projetos finalistas durante o Fantástico, da TV Globo.

Para passar para a próxima fase, a terceira e decisiva, os alunos terão que arrecadar o maior número de lixos recicláveis. Segundo a estudante Ana Carolina Montesano Félix, de Biotecnologia, será considerado o maior valor agregado do material recolhido e, como critério de desempate, o volume.

Na terceira etapa, dois representantes de cada uma das dez equipes finalistas serão selecionados para participarem de um reality show, exibido pela emissora de tevê Multi Show. O projeto vencedor será contemplado com um recurso de R$ 500 mil para a sua execução.

Reciclagem

A proposta apresentada pelos estudantes da Unifal tem como tema a Reciclagem de Termoplástico para produção de Energia Eólica. São 20 alunos envolvidos, a grande maioria do curso de Biotecnologia. Mas a colaboração de três alunos de três outros cursos: Farmácia, Nutrição e Biologia.

Segundo o coordenador do projeto da Unifal, professor Luciano Tavares Costa, esta é uma grande oportunidade para a visibilidade de Alfenas enquanto município que adota ações de sustentabilidade. O recurso (R$ 500 mil) destinado ao vencedor será exclusivamente para a execução do projeto o que beneficiará o município.

A universitária Camilla Batista de Oliveira, do curso de Biotecnologia, cita que há uma grande abertura da população para separar o lixo reciclável, porém muitos não fazem por não haver coleta seletiva. O projeto desenvolvido pelos estudantes é uma oportunidade de efetivar a prática.

Dia 18

No próximo dia 18, um consultor da organização virá a Alfenas para a análise do material recolhido. Segundo os participantes, o edital não especifica detalhes desta fase da Gincana Ecológica o que será esclarecido nos próximos dias.

Costa informa que serão enviados pela organização materiais a serem utilizados nesta fase da Gincana como equipamento para filmagem, megafone e outros objetos.

O projeto encaminhado a Gincana Ecológica foi elaborado a partir de um projeto de extensão que serviu de base para o seu desenvolvimento. A inscrição foi motivada pela universitária Camila Nassar, de Biotecnologia.

Na mesa, ao apresentarem o projeto, Camilla, Larissa, Lucas e Ana Carolina

O projeto de extensão fez uma caracterização dos resíduos sólidos em Alfenas considerando diferentes classes sócio-econômicas. A estudante Larissa Vilela Nascimento, de Biotecnologia, comenta que por meio deste projeto foi possível identificar o grau de informação da população sobre a reciclagem, além de orientar a comunidade sobre a importância de separação do lixo. Informações que ajudam no desenvolvimento do projeto inscrito na Gincana Ecológica.

O projeto foi apresentado à imprensa pelos universitários Lucas Smith Pimenta, Camilla, Larissa e Ana Carolina na tarde desta quinta-feira no campus da Unifal.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo