Postado em quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Marcão deve filiar-se ao PSDB de olho nas eleições de 2012
Candidato a prefeito de Alfenas nas duas últimas eleições, Marcos José Duarte (Marcão) deve deixar o PPS rumo ao PSDB.
Alessandro Emergente
Candidato a prefeito de Alfenas nas duas últimas eleições, Marcos José Duarte (Marcão) deve deixar o PPS rumo ao PSDB, partido do governador Antônio Anastasia. Os tucanos preparam uma reformulação para enfrentar a disputa de 2012 com candidato próprio na eleição majoritária.
Junto com a filiação de Marcão, os tucanos esperam novas filiações. O atual presidente do PSDB, José Luiz Bruzadelli, disse que já fez um convite de filiação a Décio Paulino, que recentemente anunciou sua saída do DEM, partido em que foi candidato a vice-prefeito na última eleição, ao lado do próprio Marcão.
Desde que anunciou sua decisão de deixar os Democratas, Décio recebeu convites de diversos partidos: PDT, PMDB e até uma sondagem do PT. Até o PR, embora não tenha existido convite, é uma possibilidade para o ex-vereador, que disputou a eleição para Assembleia Legislativa numa “dobradinha” com o deputado federal reeleito Bilac Pinto (PR).
Marcão disse que sua ida para o PSDB está praticamente acertada. A decisão atende a um pedido do governador de Minas que quer fortalecer a legenda, ampliando o número de prefeituras conquistadas. Assessor do governador, Marcão seria um dos nomes prováveis da legenda.
A saída do PPS é uma possibilidade que vem sendo cogitada há tempos. Com o distanciamento político do deputado federal Geraldo Thadeu, o que ficou explicito nas eleições de 2010 quando apoiou o deputado federal Marcos Montes (DEM), a saída do partido passou a ser uma hipótese analisada.
Contava a favor da permanência no PPS a fixação do número 23, legenda com a qual Marcão disputou as duas últimas eleições para prefeito. A identificação do número com o candidato facilitaria na campanha eleitoral de 2012, resistiam alguns aliados políticos.
A estruturação do PSDB em Alfenas deve começar a partir de março, segundo Marcão. Uma nova comissão provisória deve ser instituída pela executiva estadual. O vereador Hesse Luiz Pereira é quem deve assumir a presidência.
Hesse afirma que embora não tenha pleiteado a presidência - e admita certas resistências - deverá aceitar a missão. Segundo ele, não houve convite formal e sim “sondagens” para que comandasse a legenda pelos próximos meses até a realização de uma eleição interna que definisse a executiva municipal.
Chamado a assumir o comando provisório do PSDB, o ex-prefeito e único representante dos tucanos na atual legislatura entende que não há como recusar o convite neste momento. A missão seria a de preparar uma reestruturação para fortalecer a oposição ao atual prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT).
Bruzadelli, atual presidente do PSDB/Alfenas, diz que toda esta reformulação atende uma orientação do governador mineiro que pede uma candidatura própria. A partir das próximas semanas, a ideia iniciar uma campanha para filiação de novos nomes.
COMENTÁRIOS