Postado em quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Pompilio é empossado como novo deputado estadual de Minas
O ex-prefeito de Alfenas Pompilio Canavez (PT) tomou posse como um dos 77 novos deputados estaduais de Minas Gerais.
Da Redação
O ex-prefeito de Alfenas Pompilio Canavez (PT) tomou posse, nesta terça-feira (1º de fevereiro), como um dos 77 novos deputados estaduais de Minas Gerais. A cerimônia foi conduzida pelo deputado Hely Tarqüínio (PV), o mais velho entre os eleitos.
A reunião começou com a entrada das bandeiras do Brasil e de Minas Gerais, conduzidas por cadetes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Após a execução do Hino Nacional, o presidente Hely Tarqüínio leu e assinou o seu compromisso de posse: "Prometo defender e cumprir as Constituições e as leis da República e do Estado, bem como desempenhar, leal e honradamente, o mandato que me foi confiado pelo povo mineiro".
Em seguida, um a um, os deputados eleitos em 2010 e diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) foram chamados para prestar o juramento constitucional e assinar o termo de posse. Depois disso, o presidente declarou os deputados empossados e fez a declaração oficial de instalação da 17a Legislatura e sua primeira sessão legislativa ordinária.
Pompilio
Eleito com 56.263 votos, Pompilio já programou as primeiras ações: o pedido de uma comissão especial para tratar assuntos relacionados ao Rio Grande e a discussão sobre a redistribuição dos royalties relacionados a usinas hidrelétricas.
Alfenas volta a ter um representante na Assembleia Legislativa depois de um longo período sem representatividade. O último eleito por Alfenas foi Homero Duarte na década de 90.
Pompilio ocupará a vice-presidência da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização. O acerto da indicação pelo partido foi feito após a desistência em assumir como líder do PT na Casa logo no seu primeiro ano de mandato.
Oposição
O deputado petista integrará o grupo de oposição ao governador Antônio Anastasia (PSDB). O bloco oposicionista de 23 deputados é formado pelo PT, PC do B, PRB e PMDB, que decidiu continuar na oposição na noite de segunda-feira. O partido tem a terceira maior representação na casa com 8 deputados.
Na nova composição da casa, a base aliada do governador tucano Antônio Anastasia continua sendo maioria, com 54 deputados de 17 partidos.
O PSDB, partido do governador, é a maior bancada com 13 representantes. Entre o bloco de oposição, o PT é o maior partido, com 11 deputados.
Dos 77 deputados que integram a 17ª legislatura, 28 são novatos. A Casa teve uma renovação de 36,36%, o menor índice desde 2002.
Novo Presidente
Os novos integrantes da Mesa Diretora foram eleitos para o período 2011-2012. A nova composição da Mesa é a seguinte: deputado Dinis Pinheiro (PSDB), presidente; deputado José Henrique (PMDB), 1º vice-presidente; deputado Inácio Franco (PV), 2º vice-presidente; deputado Paulo Guedes (PT), 3º vice-presidente; deputado Dilzon Melo (PTB), 1º secretário; deputado Alencar da Silveira Jr., 2º secretário; deputado Jayro Lessa (DEM), 3º secretário.
Os eleitos integraram uma chapa única. O deputado Sebastião Costa (PPS), que havia registrado candidatura avulsa à 1ª vice-presidência, desistiu de concorrer ao cargo antes da votação.
Logo após a eleição, o deputado Dinis Pinheiro fez seu primeiro pronunciamento como presidente. Disse que a bandeira de sua gestão será identificar o Legislativo mineiro "com as causas, as necessidades e aspirações dos mais pobres e dos mais humildes". Afirmou, ainda, que a Assembleia é "o mais fiel retrato de nossa terra e de nossa gente".
COMENTÁRIOS