Postado em terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Guinho é eleito o novo presidente da Câmara Municipal
O vereador Vagner Tarcísio de Morais (Guinho/PT) será o próximo presidente da Câmara Municipal.
Alessandro Emergente
O vereador Vagner Tarcísio de Morais (Guinho/PT) será o próximo presidente da Câmara Municipal. O petista assumirá a presidência a partir de 1º de janeiro e comandará a Casa pelos próximos dois anos. A eleição foi na noite desta segunda-feira durante a última sessão ordinária do ano.
Também foram eleitos para compor a mesa diretora os vereadores Eneias Rezende (PRTB) na vice-presidência, Jairo Campos (Jairinho/PDT) como 1º secretário e Sander Simaglio (PV) como 2º secretário. O vereador Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS), atual vice-presidente, é o único da atual mesa diretora que não faz parte da nova composição.
Dois candidatos haviam se inscrito para a disputa da presidência, mas José Batista Neto (PMDB) anunciou sua desistência. O peemedebista oficializou, nesta segunda-feira, a retirada de sua candidatura após entender que não seria eleito. Pelas projeções de bastidores, ele poderia chegar a cinco votos contra cinco do petista, porém no critério de desempate Guinho seria eleito por ter sido mais votado nas eleições.
Com a desistência de José Batista, Guinho concorreu como candidato único e obteve oito votos favoráveis e dois em branco. O mesmo resultado foi obtido por Sander e Jairinho. Já a candidatura de Eneias teve uma aceitação menor: 6 votos favoráveis, 3 em branco e 1 nulo.
A eleição não é feita por chapas. Cada cargo da mesa diretora é disputado em eleição separada, sendo o voto secreto. Em nenhum dos cargos houve disputa.
A eleição foi secreta e manteve três integrantes da atual mesa diretora
Guinho, líder do governo na Câmara desde a gestão passada, já havia tentado chegar a presidência em outras oportunidades. Disputou a presidência em 2006, mas foi derrotado pelo então vereador Eliacim do Carmo Lourenço (PCdoB) que comandou a Casa em 2007 e 2008. No início do atual mandato – o segundo de Guinho – ele tentou emplacar sua candidatura, mas desistiu e Jairinho foi o candidato de consenso.
Cunhado e homem de confiança do atual prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), Guinho a frente da Câmara Municipal deve trazer tranquilidade ao chefe do executivo. Filiado desde o final da década de 80 ao PT, Guinho sempre militou ao lado de Luizinho e agora será o sucessor imediato nos casos de ausência do atual prefeito.
COMENTÁRIOS