Postado em quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Delegado deixa Alfenas sem conseguir acabar com o tráfico

O delegado regional, João Simões de Almeida Junior, não está mais a frente da 19ª Delegacia Regional de Polícia


Henrique Higino

O delegado regional, João Simões de Almeida Junior, não está mais a frente da 19ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC). Simões assumiu a regional na cidade de Guaxupé. Em seu lugar, assumiu o delegado Carlos Camargo, que atuava em Poços de Caldas.

A passagem de Simões por Alfenas foi marcada, principalmente, pelas constantes aparições na mídia regional, bom relacionamento com políticos locais, mas com muito pouco resultado no combate ao crime, principalmente o tráfico de droga, tido por ele como prioridade quando chegou na cidade, em maio de 2007.

Na época, João Simões ressaltou que a prioridade em sua gestão era o combate ao tráfico de drogas. Não conseguiu. Em outubro de 2007, realizou uma operação denominada de “Desmantelamento”. Mas, na prática, nem de longe a operação desmantelou o tráfico na cidade. Após a operação, o comércio de crack cresceu no município.

Bairros como Jardim Aeroporto e Vila Betânia, que não possuíam pontos de vendas de crack, passaram a ter. Na rua Liberdade, por exemplo, o comércio da droga está a todo vapor. Na rua da Paz também.

João Simões (de gravata) e o delegado Carlos Camargo

Mas não foi apenas a Vila Betânia que “ganhou” bocas de crack. Ao lado da Delegacia, a menos de 300 metros da sala do delegado regional, pelo menos duas bocas de crack sobrevivem tranquilamente. O produto é vendido por menores, principalmente à noite. Em cidades onde a regional atua, como Areado e Alterosa, o tráfico de crack chegou e ficou.

Além do combate ineficaz ao crime de tráfico de drogas, vários homicídios não foram solucionados no período em que Simões esteve no comando da 19ª DRPC. Entre os casos estão o do caminhoneiro assassinado no Jardim das Laranjeiras, ojardineiro morto no bairro Pinheirinho e o caso de um homem assassinado no centro , além de uma jovem assassinada em Areado - entre outros.

Crime contra a Imprensa

A gestão do delegado João Simões de Almeida Junior também não esclareceu crimes contra a imprensa. Durante o período em que trabalhou na cidade, Simões se comprometeu, na frente de testemunhas, a ficar a frente de um crime contra a residência deste repórter. Na época, marginais efetuaram dois disparos de revólver calibre 38 contra a residência do jornalista. O crime não foi solucionado.

Em abril deste ano, novo ataque contra o Alfenas Hoje, desta vez na sede da empresa no Bairro Jardim São Carlos. Passados seis meses, os proprietários do Alfenas Hoje nem sequer foram chamados para prestarem depoimentos.

Residência do jornalista foi alvo de disparos e sede do Alfenas Hoje atacada com fogo. Nenhum caso foi solucionado pela Polícia Civil 


Por telefone

A reportagem do Alfenas Hoje falou por telefone com o Delegado João Simões de Almeida Junior. Para o delegado, a reportagem quer denegrir sua imagem na polícia e perante a sociedade. Disse que a Polícia Civil tem feito várias prisões, mas destacou que a condenação dos suspeitos depende da Justiça.

Afirmou que em Alfenas o índice de apuração de crimes é superior a maioria das cidades, mas não citou quais. Sobre as “bocas de fumo” ao lado da Delegacia, o Delegado afirmou que a polícia está fazendo investigação e ponderou: “Boca de fumo existe em todo lugar do mundo”.

O delegado comentou que há vários casos que estão sendo investigados, mas não pode passar à imprensa para não atrapalhar as investigações. Durante a conversa, por várias vezes, o Delegado ameaçou processar o Alfenas Hoje caso a reportagem “tentar estragar minha imagem” com casos inverídicos.

Carlos Camargo

O delegado Carlos Camargo, que desde 1992 trabalha em Poços de Caldas, assumiu a regional de Alfenas na manhã desta quarta-feira. Em Poços de Caldas assume a delegada Eliete Maria de Carvalho, que trabalhava na regional de Guaxupé.

Leia mais

>> Alfenas aparece como a oitava cidade onde há mais furtos de veículos



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo