Postado em segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Apresentações diversificadas tentam formar público constante
O projeto Quarteirão Cultural se aproxima de sua 8ª edição. Em setembro, será realizado um Festival Internacional de Corais.
Alessandro Emergente
Em dezembro de 2008, pela primeira vez, o público pôde acompanhar uma apresentação pelo “projeto Quarteirão Cultural”. Era a família Tiso que, na região próxima ao Cinema, fazia a primeira apresentação de um projeto inovador: a cada três meses o público tem a oportunidade de prestigiar atrações culturais variadas. Desde então já foram sete e aos poucos um público vai se formando.
Para setembro, quando será realizada a próxima edição do evento, a programação já foi definida. Nos dias 23 e 24 de setembro os alfenenses poderão acompanhar 8ª edição do Festival Internacional de Corais (FIC), na Concha Acústica da Praça Getúlio Vargas.
Dois corais internacionais, do Equador, e o cantor Tunai são algumas das atrações. Tunai é irmão do cantor e compositor João Bosco.
A secretária de Educação e Cultura de Alfenas, Aliene de Carvalho, explica que a intenção é dar acesso a comunidade a atrações culturais que fogem às alternativas populares, exploradas pela grande mídia. O resultado tem derrubado clichês como o de que o público não gosta de atrações pouco exploradas pela mídia convencional.
Um exemplo disso é a disponibilização de micro-ônibus, exclusivos e gratuitos, em bairros populares para levar as pessoas até as atrações. Durante a apresentação do Grupo Galpão foi feita a primeira experiência.
A ideia inicial era aproveitar uma região da cidade onde concentravam-se alguns espaços culturais da cidade como o cinema, o Centro Municipal de Música e a Estação Alfenas. Mas a chuva e a adptação do espaço para determinadas apresentações como da Orquestra Filarmônica não foi viável. Mas, para Aliene, o mais importante é manter uma programação constante.
“Nossa preocupação é que não fiquemos só nos eventos”, diz a secretária ao explicar que o objetivo é fazer um trabalho integrado entre os temas apresentados e projetos desenvolvidos na cidade como no programa Cidade Escola. Pelo programa os alunos da rede pública podem participar de aulas de teatro, capoeira, literatura e aprender instrumentos musicais.
Pelo Quarteirão Cultural já se apresentaram Zé da Guiomar (samba e bossa nova em março de 2009), Lô Borges (em junho de 2009), Sá & Guarabira (setembro de 2009), Morais Moreira (dezembro de 2009). Este ano foram Beto Guedes (em março) e a Orquestra Filarmônica (junho).
COMENTÁRIOS