Postado em quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ação de execução contra o município é extinta após acordo

A ação de execução contra o município de Alfenas, proposta pelo Ministério Público do Trabalho foi extinta.


Alessandro Emergente

Uma ação de execução contra o município de Alfenas, proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), foi extinta. A extinção foi a pedido do próprio MPT após o município anular o processo licitatório que gerou a ação, ajuizada em março.

O despacho, que encerra o processo, foi assinado pelo juiz do Trabalho Frederico Leopoldo Pereira. O magistrado atendeu um requerimento do autor da ação, o procurador Rafael de Araújo Gomes.

A Procuradoria do Trabalho informou que, com a anulação do processo licitatório, a ação perdeu o objetivo que era o de impedir a contratação de funcionários de “atividades-fins” sem concurso público. Ou seja, profissionais que desenvolvem atendimentos diretos a comunidade como médicos e assistentes sociais.

Um acordo, firmado em maio, permitiu a decisão da Procuradoria do Trabalho de desistir da ação. Nele, a prefeitura anulou o processo licitatório – objeto da ação – e elaborou um novo edital.

O edital questionado previa o preenchimento de 1.782 postos de trabalho sem concurso público. Nele, era previsto que as vagas fossem preenchidas por meio de uma empresa terceirizada, escolhida por processo licitatório.

Segundo o procurador do Município, José Ricardo Leandro e Silva, o novo edital prevê cerca de 1,1 mil vagas, excluindo as que são “atividades-fins” e permanecendo as “atividades-meios” como serviço de limpeza e de vigilância. São atividades que dão suporte ao município para que possa executar as “atividades-fins”.

A Procuradoria do Trabalho, por meio da funcionária Marília Conrado, informou que continuará fiscalizando as ações do município. Um cronograma de medidas foi apresentado ao Ministério Público do Trabalho.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo