Postado em segunda-feira, 22 de março de 2010
Posse do novo reitor leva centenas de pessoas ao auditório da UNIFAL
Rosiclei Oliveira
O auditório Leão de Faria da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) ficou pequeno, na noite de sexta-feira, dia 19, para a reunião solene que marcou a transmissão do cargo ao novo reitor da instituição, Paulo Márcio de Faria e Silva, 44 anos, que sucede Antônio Martins de Siqueira.
Na cerimônia, o novo reitor deu posse ao seu vice-reitor, Edmer Silvestre Pereira Júnior. Centenas de pessoas dobraram a capacidade do auditório (276 pessoas sentadas). Muitos ficaram em pé nos corredores para prestigiar os novos dirigentes da Unifal.
Prestigiaram a solenidade o prefeito Pompilio Canavez e seu vice, Luiz Antônio de Souza (Luizinho); a reitora da Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano), Maria do Rosário Vellano; os deputados estaduais Geraldo Tadeu (PPS) e Odair Cunha (PT); autoridades locais e representantes de entidades; membros do Conselho Superior da Universidade; servidores da instituição e a comunidade acadêmica em geral.
Fotos: Niss Mendes/Unifal
A cerimônia de transmissão do cargo reuniu um grande número de convidados
Um dia antes, quinta-feira, dia 18, em Brasília, Paulo Márcio tomou posse em cerimônia presidida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Na mesma cerimônia também tomaram posse os reitores da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG), Clélio Campolina Diniz e Hélgio Henrique Casses Trindade, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
Paulo Márcio e Edmer Silvestre, da chapa “Participação”, foram eleitos em novembro do ano passado e devem dirigir a universidade até 2013. Esta será a primeira gestão a ser nomeada pelo Conselho Superior da Unifal, órgão presidido por Antônio Martins de Siqueira.
Antes da transmissão do cargo, Siqueira, em seu discurso, não quis falar de políticas acadêmicas, mas preferiu fazer um relato das conquistas e realizações de sua gestão. “A universidade não somente extrapolou muros, mas também os limites do município”, disse o ex-reitor se referindo a construção dos campus do bairro Pinheiro e aos das cidades de Varginha e Poços de Caldas.
Segundo ele, a instituição mais do que dobrou sua área construída em cinco anos. Fato que ele credita “a correta e precisa administração dos recursos destinados à instituição”.
Siqueira também destacou entre suas conquistas o ensino a distância e a instalação dos pólos do EAD, mas enfatizou: “Os méritos de uma administração não são de um dirigente, mas sim de uma equipe”.
Para Siqueira, o novo reitor tem qualidades que lhe conferem o perfil ideal para dirigir uma instituição como a Unifal: “Ele tem serenidade, experiência administrativa além de ser um ótimo articulador”.
Quanto ao vice Edmer Silvestre, o antigo reitor destacou sua juventude, o anseio por crescimento e aposta no companheirismo que existe entre os dois novos dirigentes (Paulo Márcio e Edmer) para que a Universidade continue “nos trilhos do crescimento”.
Consolidar transformações
Paulo Márcio esteve intimamente ligado ao processo de expansão da Universidade uma vez que foi assessor de planejamento da gestão de Antônio Martins de Siqueira.
Em seu discurso de posse, o novo reitor agradeceu a presença da também reitora da Unifenas e lembrou a responsabilidade das duas instituições em formar cidadãos, “num país em que poucos têm esta chance”.
Paulo Márcio disse que, durante sua posse em Brasília, muitos enalteceram o fato de Mnas Gerais possuir muitas universidades. Rebateu este conceito dizendo que “não é Minas Gerias que tem muitas universidades, mas os demais Estados é que têm poucas instituições. É preciso mudar este quadro”, acredita o dirigente.
Sobre o futuro da instituição o novo reitor destacou a responsabilidade do Conselho Superior que tem um papel fundamental na mudança organizacional da universidade. Segundo ele, o desafio de sua gestão consiste na “consolidação do processo de transformação da instituição em universidade”.
“Não entendo o cargo como um diferencial político, mas sim como a possibilidade de poder me dedicar ainda mais a educação. Quero buscar a convivência madura com os conselhos, professores, diretórios e com todos aqueles que compõem o dia-a-dia da instituição”.
Durante a cerimônia não foram apresentados os nomes de pró-reitores e demais integrantes de sua equipe de gestão, mas de acordo com a assessoria de comunicação da Unifal esta definição deve acontecer nos próximos dias.
Histórico
O futuro reitor possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Unifal (1986), especialização em Especialização em Microbiologia pela Unifal (1998), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1993) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ (1998).
Atualmente é professor associado da Unifal. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microorganismos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Herpetomonas roitmani, Diferenciação celular, Tripanosomatídeos.
COMENTÁRIOS