Postado em quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Conselho Superior aprova criação de curso de medicina na Unifal

O Conselho Superior da Unifal aprovou, nesta quinta-feira, a criação dos cursos de Medicina e Terapia Ocupacional.


Alessandro Emergente

O Conselho Superior da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) aprovou, no final da manhã desta quinta-feira, a criação dos cursos de Medicina e Terapia Ocupacional. A aprovação do curso foi numa reunião tumultuada que chegou a ser interrompida e só continuou em uma sala fechada.

Mobilizados por um comitê formado em prol da aprovação do curso, o público lotou as dependências do auditório Leão de Faria. Durante a votação do curso de Terapia Ocupacional, o primeiro a ser apreciado, o público começou a manifestar aplaudindo os votos favoráveis. Houve algumas vaias em protesto a um voto contrário.

O clima, que já era tenso, piorou quando alguns membros do Conselho Superior resistiram ao trabalho da imprensa. Uma das conselheiras disse que faria denúncia ao Ministério Público caso sua foto fosse publicada.

Na sequência, o conselheiro e professor assistente Eliseu César Miguel chegou a pedir que o Conselho Superior deliberasse a limitação do trabalho da imprensa no local, proibindo o registro de fotos. Chegou a classificar o repórter fotográfico do Alfenas Hoje como “mal educado” num gesto de hostilidade.

Fotos: Henrique Higino

Na foto, o professor- Eliseu César Miguel que pediu a proibição do trabalho da imprensa no local.

A reunião continuou tensa quando o reitor Antônio Martins Siqueira afirmou que poderia continuar a reunião sem a presença do público devido as manifestações. Parte do Conselho alegava estar sofrendo pressão.

Gota d´àgua

O público começou a esvaziar espontaneamente o auditório para que a reunião continuasse, mas o vereador Antônio Anchieta de Brito (Cheta/PT) e o professor Ronaldo Mincato quase partiram para agressão física.

Sentados, os dois discutiram e Mincato afirmou que não aceitava ser pressionado. Neste momento, Cheta levantou-se ameaçando o professor que também levantou-se. Outras pessoas próximas fizeram a intervenção evitando agressões físicas. Cheta é o representante da Câmara Municipal de Alfenas no Conselho Superior e é conhecido pelo temperamento explosivo.

O episódio foi a gota d´água para que o reitor suspendesse a reunião. No final, o reitor disse, em entrevista, que temia “pelo pior” devido ao clima de hostilidade e suspendeu a reunião para evitar o cancelamento devido a possibilidade de um tumulto.

A reunião foi interrompida no 13° voto para criação do curso de Terapia Ocupacional. O de Medicina ainda seria submetido a apreciação.

Os conselheiros continuaram a discutir o assunto em uma sala fechada. Do lado de fora, um grande número de pessoas acompanhavam o desdobramento da reunião, entre eles o prefeito Pompilio Canavez e o vice-prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho), que comemoram a aprovação.

O curso de Medicina foi aprovado com 19 votos favoráveis e cinco contrários. Já o de Terapia Ocupacional foi aprovado por 22 votos a um. Houve uma abstenção.

Implantação

O reitor da Unifal explicou que a criação dos cursos “foi o primeiro passo“. A próxima etapa será o encaminhamento da proposta ao Ministério da Educação (MEC).

O reitor classifica como “temerário” fazer alguma previsão sobre o início dos novos cursos. A implantação depende de uma série de definições técnicas e disponibilização de recursos orçamentários para contratação de novos professores e criação de infraestrutura para abrigar os cursos criados.

Fotos: Henrique Higino

Público lotou o auditório para acompanhar a votação. No final, comemoraram a decisão. Entre eles, estava o prefeito Pompilio Canavez e o vice-prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho) 


Este ano, o Conselho Superior aprovou a criação de cinco novos cursos. Além dos dois aprovados na manhã desta quinta-feira, já haviam sido aprovados a criação dos cursos de graduação em Filosofia, Serviço Social e Educação Física.

Atualmente são 31 cursos de graduação divididos em três campus: Alfenas, Varginha e Poços de Caldas. A expectativa é que em março de 2010 a Universidade chegue a 5 mil alunos. Hoje são 3.317.

Os projetos dos cursos de Medicina e Terapia Ocupacional propõem a oferta de 40 vagas em cada um. Um convênio deve ser assinado com o Hospital Santa Casa (HSC) para que seja oferecida parte da estrutura da instituição ao curso.

Votação Polêmica

O reitor justificou a opção de suspender a reunião e realizá-la em local fechado devido a coação aos votantes. Disse que o ambiente acadêmico define suas demandas numa dinâmica diferente do ambiente político-partidário.

Sobre o posicionamento de cada conselheiro, o reitor explica que o voto de cada um depende de um consenso entre os membros do segmentode classe ou da unidade a qual representa. 

 
LEIA MAIS

Curso de Filosofia e Serviço Social já tinham sido aprovados

Historiadores discutem criação de arquivo público regional

Paulo Márcio é eleito o novo reitor da Unifal com 46% dos votos



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo