Postado em segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Vereadores aprovam Serviço de Inspeção de Economia Solidária

Alfenas passará a contar com o Serviço de Inspeção Municipal de Economia Solidária (Simes). A implantação do selo ajudará pequenos produtores na disputa pelo consumidor.


Alessandro Emergente

Alfenas passará a contar com o Serviço de Inspeção Municipal de Economia Solidária (Simes). A implantação do selo, a ser emitido pela Vigilância Sanitária, ajudará pequenos produtores na disputa por fatias do mercado consumidor. A nova Lei, aprovada nesta segunda-feira pela Câmara Municipal, segue agora para sanção do prefeito Pompilio Canavez (PT).

O Simes consiste na inspeção e fiscalização de estabelecimentos e de produtos artesanais comestíveis de origem animal ou vegetal. São produtos desenvolvidos por mão de obra predominantemente familiar e com matéria-prima oriunda, em sua maioria, da própria propriedade.

O novo selo garantirá aos consumidores a qualidade do produto que atenderá normas rígidas de controle sanitário, além de garantir a modernização de pequenas unidades agroindustriais. “Gerando mais emprego e renda, e inserindo os agroempreendedores no mercado de forma mais competitiva”, observou Pompilio em mensagem anexa ao projeto de Lei.

A medida também facilitará o trabalho de fiscalização das unidades produtoras com a criação de normas especificas para emissão do selo de qualidade. A proposição, enviada em fevereiro, recebeu um substitutivo dos integrantes da Comissão de Obras e Serviços Públicos.
Esporte

Durante a sessão, o vereador Hesse Luis Pereira (PSDB) voltou a questionar a situação de um projeto de lei que garantiria a isenção fiscal a três clubes de futebol da cidade: América, Alfenense e Operário. O projeto iniciou sua tramitação em 2007, mas as documentações solicitadas pelas comissões de análise técnica não foram suficientes para esclarecimentos.

No inicio deste ano, nova documentação foi solicitada a prefeitura, mas sem êxito. O projeto continua parado na Câmara. De acordo com Hesse, a possibilidade de Alfenas sediar jogos de Atlético e Cruzeiro pode estar comprometida caso a proposta não seja aprovada.

O América possui pendências com o município e depende do projeto para ter sua situação regularizada, uma das condições para que receba investimentos do Estado como a troca da iluminação do estádio. O vereador Evanilson Pereira (Ratinho/PHS) levantou a possibilidade de repasse do sistema de iluminação do campo do América para o Alfenense caso haja o investimento do Estado.

Tribuna

A coordenadora da Fundação São Francisco, Andrea Duarte, usou a tribuna para solicitar apoio dos vereadores para que haja um conjunto de ações em prol dos animais. Ela levantou a necessidade de repasse da administração do Canil Municipal para as entidades de proteção dos animais.

Fotos: Henrique Higino

A coordenadora da Fundação São Francisco, Andrea Duarte, pouco antes de usar a tribuna

Também nesta segunda-feira começou a tramitar na Câmara Municipal de Alfenas um projeto de lei que estabelece uma política de controle dos animais que adota esterilização como um dos fundamentos.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo