Postado em sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Unifal planeja criação de Medicina e outros 3 novos cursos
A Unifal iniciou o processo de implantação do curso de Medicina e de outros três novos cursos de graduação: Filosofia, Terapia Ocupacional e Serviço Social.
Alessandro Emergente
A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) iniciou o processo de implantação do curso de Medicina e de outros três novos cursos de graduação. A criação ainda depende de aprovação do Conselho Superior da Universidade, órgão deliberativo de última instância interna.
Além de Medicina, foram instauradas comissões internas para elaboração de projetos de outros três novos cursos: Filosofia, Terapia Ocupacional e Serviço Social. O mais avançado é o de Filosofia que já encontra-se sob análise do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).
As comissões enviam os projetos a um colegiado da Pró-Reitoria de Graduação que faz as adaptações e remetem ao Cepe, o último estágio antes de ser deliberado pelo Conselho Superior. De acordo com a assessoria de imprensa da Unifal, a expectativa é que os projetos passem pelo Cepe até o final de setembro.
A previsão inicial era de que os cursos fossem implantados em 2010, mas - segundo fontes que participam do processo de criação dos cursos - este prazo não será possível. Após a aprovação dos cursos pelo Conselho Superior é preciso que haja disponibilidade orçamentária da União para a contratação de novos professores.
A reportagem apurou que há um lobby interno contrário a criação do curso de Medicina nos campus de Alfenas. Na semana passada, o vereador Sander Simaglio (PV) encabeçou um ofício solicitando a reitoria a participação de um comissão de vereadores no processo de discussão dos novos cursos. O documento também é assinado pelo presidente da Câmara, Jairo Campos (PDT), e pelo vereador Hesse Luiz Pereira (PSDB).
Na última sessão, Sander voltou a comentar sobre o assunto. Reclamou o fato de que a reitoria da Universidade ainda não havia enviado nenhuma resposta a Câmara em relação ao pedido. “Independente de resposta eu vou participar”, afirmou o vereador, por telefone, nesta quinta-feira.
Sander argumenta se tratar de uma instituição pública e que caso não possa participar como representante da Câmara, participará como cidadão.
A criação dos novos cursos dá continuidade ao processo de expansão da Unifal, iniciado em 2005. No ano passado, a Universidade aderiu ao Reuni (Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) para nova expansão que culminou com a criação de dois novos campus universitários: um em Poços de Caldas e outro no bairro Pinheirinhos, em Alfenas. A unidade de Varginha integra a primeira etapa de expansão.
COMENTÁRIOS