Postado em quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Alfenas confirma segundo caso de paciente com gripe suína
O segundo caso de paciente com o vírus da Gripe A, a Gripe Suína, foi confirmado nesta quarta-feira. O paciente teria contraído o vírus em um congresso em São Paulo.
Da Redação
O segundo caso de paciente com o vírus da Gripe A, a Gripe Suína, foi confirmado nesta quarta-feira. O paciente teria contraído o vírus em um congresso realizado em São Paulo, em julho. O Sul de Minas registrou, esta semana, a primeira morte de paciente com a Nova Gripe.
O resultado do exame foi divulgado nesta quarta-feira, quando as autoridades locais da área da saúde tomaram conhecimento. O paciente estava internado no Hospital Universitário Alzira Vellano, mas já havia recebido alta. O período de quarentena também já foi cumprido.
De acordo com informações no site da prefeitura, O caso foi notificado no dia 1º de agosto e os sintomas começaram um dia antes. O paciente foi monitorado pela equipe de enfrentamento da doença da Secretaria Municipal de Saúde e isolado no hospital.
Na semana passada, haviam quatro casos de paciente com suspeitas de estarem com o vírus da Gripe A. Na tarde desta quarta-feira, a reportagem tentou contato com a coordenadora municipal da vigilância epidemiológica, Cyomara Bianchini, mas ela não foi localizada.
Este é o segundo caso confirmado em Alfenas. O primeiro foi confirmado no final de julho. A paciente havia contraído o vírus em viagem a Argentina.
Na Região
Esta semana, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou a primeira morte causada pela nova gripe no Sul de Minas Gerais. De acordo com informações da EPTV, a paciente, de 44 anos, é da cidade de Congonhal e foi internada em 26 de julho com complicações respiratórias. Ela foi transferida para o Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, mas já estava em estado greve.
Prevenção
Funcionárias públicas municipais, que estão grávidas, estarão de licença. A medida, adotada pelo município, é preventiva, uma vez que as gestantes são mais vulneráveis ao vírus da Influenza A (H1N1).
COMENTÁRIOS