Postado em terça-feira, 28 de julho de 2009
Alfenas tem o primeiro caso de gripe suína confirmado
A Secretaria de Saúde confirmou nesta terça-feira o primeiro caso de gripe suína em Alfenas. O resultado do exame ficou pronto há 14 dias.
Da Reportagem
A Secretaria de Saúde confirmou nesta terça-feira o primeiro caso de gripe suína em Alfenas. O resultado do exame que comprova a doença só foi tornado público nesta terça apesar de já estar confirmado há 14 dias.
Alfenas já havia registrado um primeiro caso suspeito, mas o exame descartou a doença. Desta vez, a vítima é uma jovem que viajou para a Argentina. No início de julho, a Secretaria de Saúde de Alfenas havia informado que uma menina de 10 anos estava sob o acompanhamento de uma equipe de saúde.
O resultado dos exames, realizados pela Funed (Fundação Ezequiel Dias), ficou pronto há 14 dias, mas só nesta terça-feira as autoridades de saúde do município ficaram sabendo da confirmação da doença.
De acordo com informações veiculadas pela EPTV, o problema ocorreu no envio do e-mail da Secretaria de Estado de Saúde para a Gerência Regional de Saúde de Alfenas (GRS/Alfenas). A partir de agora, em casos confirmados da nova gripe, a comunicação também vai ser feita por fax.
De acordo com a secretária de Saúde de Alfenas, Ludmila Barbosa, ao Correio dos Lagos, mesmo sem o resultado do exame, a equipe de epidemiologia do município agiu conforme as orientações do Ministério da Saúde e fez o acompanhamento do doente e familiares. Segundo ela, a pessoa está recuperada e nenhum membro da família apresentou sintomas e o período de contágio já passou.
O foco das atenções a partir de agora são as escolas. “Vamos marcar reuniões com professores das escolas e das universidades para ampliar ainda mais a rede de prevenção”, disse em reportagem divulgada pelo Correio dos Lagos.
Segundo a secretária, não existem mais casos suspeitos da nova gripe em Alfenas. No Sul de Minas ainda são aguardados os resultados de 32 casos suspeitos da doença.
COMENTÁRIOS