Postado em segunda-feira, 25 de maio de 2009

Abril gera 832 empregos, mas é menor que nos 2 últimos anos

Pelo segundo ano consecutivo, as contratações no mês de abril caíram. Mais de 800 pessoas tiveram suas carteiras de trabalho assinadas.


Alessandro Emergente

Pelo segundo ano consecutivo, as contratações em abril – tradicional mês de admissões em Alfenas – caíram. Mais de 800 pessoas em Alfenas tiveram suas carteiras de trabalho assinadas no mês passado. O período é tradicionalmente o melhor do ano para as estatísticas de geração de empregos formais devido ao início da colheita de café.

Se no mês passado foram precisamente 832 contratações; em 2008, 903 pessoas foram admitidas formalmente no mercado de trabalho no mesmo período. Em 2007, as contratações foram ainda maiores: 1.079.

As 832 contratações de abril elevaram o saldo positivo no acumulado do ano para 390 vagas. Até abril (última estatística disponibilizada pelo Ministério do Trabalho), foram 2.629 admissões contra 2.239 demissões no ano.

Um saldo positivo (390), mas que também fica abaixo do acumulado no mesmo período do ano passado, quando a diferença entre contratações e demissões foi de 453 empregos.

Devido ao início da colheita do café, quando há contratações temporárias no campo, abril é tradicionalmente um mês de saldo positivo na estatística do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) em Alfenas.

Das 832 contratações no quarto mês de 2009, 420 foram registradas pelo setor da agropecuária. Em 2008 foram 486; em 2007, 692 neste mesmo setor. Um declínio nos registros de 272 vagas.

Na sequencia dos setores geradores de empregos formais aparece o comércio com 151 novas vagas em abril. O setor de serviços gerou 127 novos empregos.

Nos primeiros quatro meses do ano, a agropecuária acumula um saldo positivo na geração de empregos que chega a 520 vagas. Foram 954 contratações no período.

Mão de obra na Colheita

A temporada da colheita de café aquece o setor de empregos na região. Em apenas quatro meses devem ser gerados 260 mil empregos diretos nas lavouras do Sul de Minas, segundo informações divulgada pela EPTV no último dia 21.

A Alfetur, empresa concessionária do transporte coletivo, criou linhas na área rural para atender a população da cidade que desloca-se para região rural no período de colheita. A medida foi adotada para atender a lei estadual que proíbe o transporte de trabalhadores em caminhões.

No Brasil, o saldo de empregos em abril ficou em 106,205 mil, bem superior ao saldo registrado em março, de 34,818 mil novas vagas formais criadas no país. Pela primeira vez no ano, a diferença entre criações de vagas e demissões ficou positiva.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo