Postado em sábado, 14 de março de 2009
Santa Casa oficializa unidade de tratamento contra o câncer
Alessandro Emergente
O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Alfenas (HSC) oficializou neste sábado a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Os atendimentos começaram a ser realizados no final de janeiro após a autorização do SUS (Sistema Único de Saúde). A média de atendimentos diários chega 50 pacientes.
Fotos: Henrique Higino
Oncologia foi autorizada pelo Ministério da Saúde no final de dezembro
O credenciamento do HSC para os tratamentos em oncologia foi publicado no Diário Oficial da União em 2 de janeiro, três dias após a portaria do Ministério da Saúde que autorizou o tratamento. Desde então, a instituição hospitalar iniciou os procedimentos para colocar em prática a unidade de oncologia.
De acordo com o administrador do HSC, Aécio Lourenço de Assis, já foram realizadas até o momento mais de 150 quimioterapias e a média de consultas diárias tem sido de 50. Segundo ele, ainda não há um número expressivo de cirurgias porque os pacientes estão iniciando os tratamentos, mas a equipe médica conta com três cirurgiões especialistas.
Com o credenciamento do Ministério da Saúde, o HSC passou a ser referência no tratamento do câncer na região compreendida pela GRS/Alfenas (Gerência Regional de Saúde) que responde por mais de 500 mil habitantes.
Na manhã deste sábado, houve a cerimônia de descerramento da placa de inauguração, o que oficializou a unidade de Oncologia, localizada na Avenida Coronel Pedro Correa.
A inauguração teve início com a benção realizada por um padre. Em seguida, a diretora administrativa da Santa Casa, Irmã Zélia de Fátima Nougueira, lembrou aos convidados a trajetória para que a Santa Casa alcançasse o credenciamento.
Segundo Irmã Zélia, o primeiro passo foi em agosto de 1999 com a autorização do Conselho Municipal de Saúde. Desde então, a instituição teve que fazer inúmeras adaptações para atender o credenciamento. “Foram nove anos de busca”, comentou.
“Todos os profissionais formam uma grande equipe buscando o atendimento humanizado”, disse ao lembrar dos 300 funcionários que integram a instituição. A cerimônia teve sequência no Alfenas Tênis Clube, onde foram realizadas homenagens.
Além dos atendimentos pelo SUS, a unidade também atende pela rede de convênios particulares.
COMENTÁRIOS