Postado em sábado, 24 de janeiro de 2009
Vida Viva inaugura Centro de Apoio e Prevenção do Câncer
Alessandro Emergente
A ONG (Organização não-governamental) Vida Viva inaugurou na manhã de sábado o Centro de Apoio e Prevenção do Câncer de Alfenas. A sede da entidade, na rua João Paulino Damasceno (nº 1.193/Bairro Santa Rita), oferece estrutura para os projetos de assistência gratuita aos portadores do câncer na região.
De acordo com o fundador e presidente da ONG Vida Viva, Mério Rodrigues Alves, inicialmente serão 15 leitos para os pacientes, mas a intenção é chegar a 25. São pacientes de cidades vizinhas que se deslocarão até Alfenas para realização de tratamentos, mas não têm condições financeiras para se manter na cidade. O Hospital Santa Casa de Alfenas (HSC) foi habilitado pelo Ministério da Saúde a implantar a oncologia.
Fotos: Henrique Higino
Inauguração foi neste sabado. Em destaque, Mério Alves, presidente e fundador da ONG Vida Viva
Mério Alves informa que os pacientes receberão visita médica diária e acompanhamento 24 horas de enfermeiros. Questionado sobre o número de profissionais que estarão atuando, explica que isso dependerá da demanda. Atualmente, 42 voluntários e uma contratada desenvolvem os trabalhos.
A assistência aos portadores de câncer inclui auxílio no encaminhamento ao tratamento, distribuição de cesta básica para famílias carentes com vítimas da doença, acompanhamento psicológico e de fisioterapeutas.
Dos 524 pacientes com câncer assistidos pelos voluntários da ONG que recebem acompanhamento, 480 são de Alfenas. Mais 79 pacientes, vitimas de outras doenças, também recebem apoio da Vida Viva, que também disponibiliza por empréstimo equipamentos para tratamento a outra centena de pacientes.
O novo prédio foi construído nos últimos dois anos com recursos arrecadados junto a doadores. Mério diz que foram gastos cerca de R$ 840 mil numa área adquirida de 1.600 m². A entidade sobrevive através de doações e, segundo seu presidente, não recebe recursos do município. Em release (texto enviado à imprensa) divulgado pela prefeitura, foi informado que a entidade sobrevive através de doações da sociedade e recursos disponibilizados pelo município.
Antes da inauguração de sua sede, a ONG vinha funcionando em um imóvel alugado na rua Coronel Pedro Corrêa. Os telefones para contato com a Vida Viva são 3299-6622 (arrecadação de doações) e 3292-5088/3291-6822 (atendimento).
Criada em março de 2002, a Vida Viva foi idealizada após uma experiência pessoal de Mério e sua esposa, vítima de leucemia. Na época, em tratamento em Varginha, o casal conheceu a ONG Vida Viva de Varginha, que desempenhava função assistencial aos pacientes com câncer.
Os membros da entidade fundada em Alfenas já auxiliaram na criação da Vida Viva, de Campos Geraes, e da Amigos da Vida, de Machado.
Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho da ONG Vida Viva, de Alfenas, pode acessar o site: www.vidavivaalfenas.org.br
COMENTÁRIOS