Postado em terça-feira, 6 de janeiro de 2009
Ministério da Saúde autoriza tratamento de câncer
Alessandro Emergente
Os pacientes da região que sofrem com o câncer passarão a ter o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Alfenas (HSC) como referência no tratamento da doença. O Ministério da Saúde habilitou, na Alta Complexidade, o funcionamento do setor de oncologia no HSC. Os pacientes começarão a ser atendidos até o final deste mês.
A Santa Casa realizará o tratamento de Quimioterapia e promoverá cirurgias oncológicas tanto pelo SUS (Sistema Único de Saúde) como pela rede de conveniados. O início da Oncologia no HSC será em janeiro, mas o dia ainda será decidido.
Oncologia: Estrutura está pronta para atendimento aos pacientes
A Portaria nº 775, que habilita o HSC para o serviço de alta complexidade pelo SUS, é de 30 de dezembro de 2008, mas a publicação no Diário Oficial da União saiu em 02 de janeiro último.
O Hospital Santa Casa será referência para as 26 cidades que compõem a GRS/Alfenas (Gerência Regional de Saúde). De acordo com o administrador do HSC, Aécio Lourenço de Assis, a unidade atenderá uma região de mais de 500 mil habitantes. A demanda esperada de atendimento é de 600 pacientes por mês.
A diretora administrativa da Santa Casa, Irmã Zélia de Fátima Nougueira, explica que habilitação concedida pelo Ministério da Saúde é fruto de uma luta iniciada em 1999, quando começou a tramitação do processo de credenciamento.
Para atender a demanda, o HSC tem uma equipe com três cirurgiões oncológicos e cinco médicos especialistas em Oncologia Clínica. A Central de Quimioterapia e oito leitos compõem a unidade de Oncologia. Aécio de Assis não sabe precisar quanto foi investido para o credenciamento, mas estima que foram injetados aproximadamente R$ 1 milhão desde 1999.
Hoje, os pacientes com câncer fazem tratamento em Poços de Caldas, Varginha e Barretos. A meta é reduzir o tempo médio de espera dos pacientes da região que é de 60 dias para o início do tratamento oncológico.
LEIA MAIS:
Hospital Santa Casa completa 100 anos
100 anos de caminhada”, diz secretário
COMENTÁRIOS