Postado em quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Presídio de Alfenas foi inaugurado e presos transferidos


Henrique Higino

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) inaugurou, na manhã desta quinta-feira, o presídio de Alfenas, que terá capacidade para 194 presos.

A obra, uma parceria do Estado e Prefeitura, começou a ser construída no início de 2007 e fica cerca de 4km do centro da cidade, próximo ao antigo Café Campinho, na estrada que liga Alfenas à cidade de Fama.

A inauguração do presídio contou com a participação de várias autoridades, entre elas o Secretário Estadual de Defesa Social, Mauricio campos; Genilson Zeferino, Sub-Secretário de Administração Penitenciária; Coronel Hélio dos Santos Junior, comandante geral da Polícia Militar; Marco Antônio Monteiro, chefe da Polícia Civil e Leonardo Vilela, Secretário Municipal de Defesa Social.

Por medida de segurança, as celas não possuem chuveiro elétrico, apenas água fria. O objetivo é evitar rede elétrica e fios dentro da cela.

Diferente de presídios convencionais, o modelo adotado pelo Estado de Minas Gerais não possui muros, apenas tela de aço com arame farpado.

O presídio não terá Policiais Civis e nem Militares trabalhando na parte interna e nem na parte externa. Todo o funcionamento do presídio será feito por 80 funcionários, entre agentes prisionais e setor administrativo.

Transferência dos presos

Por volta das 7h da manhã desta quinta-feira, os agentes da Seds, fortemente armados, chegaram ao “cadeião” para preparar a transferência dos 130 detentos. A rua em frente à Delegacia foi fechada. A Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal também participaram da operação de transferência.

Antes de entrar no prédio da antiga cadeia, os agentes da Seds jogaram várias bombas de efeito moral dentro do “cadeião”, segundo fontes, uma forma de “intimidar e acalmar os detentos”.

Todos os objetos pessoais dos detentos foram retirados das celas e colocados em sacos plásticos – etiquetados - que serão entregues aos familiares.

Antes de seguir para o presídio, os presos passaram por um processo de higienização. Eles tiveram barbas e cabelos cortados e receberam uniformes laranjas, única roupa que poderão usar no presídio. Além das roupas (uma bermuda, duas camisetas e uma calça) os presos poderão ter apenas objetos de uso pessoal, como sabonete, pasta de dentes e papel higiênico.

Cada cela do novo Presídio deverá comportar oito detentos. Três ônibus, escoltados por policiais, levaram os presos até o novo centro prisional.

Segundo o Secretário Municipal de Defesa Social, Leonardo Vilela, o antigo “cadeião” deve ser demolido na próxima semana. O Secretário disse que a prefeitura está analisando o destino da área. Já o prédio onde funcionava a antiga Delegacia será cedido ao Tiro de Guerra.

Despreparo e autoritarismo

Os agentes prisionais da Seds de BH, sob a coordenação do agente Mourão, demonstraram despreparo e autoritarismo com a reportagem do Alfenas Hoje.

Primeiro o chefe dos agentes prisionais pediu que a reportagem ficasse de fora do pátio da antiga Delegacia. Em seguida, percebendo que a reportagem fazia imagens do lado externo, determinou que um Guarda Municipal retirasse a reportagem de frente da antiga Delegacia, mesmo sendo um local público – Rua Gabriel Monteiro da Silva.

Não satisfeito, agentes da Seds, a maioria sem a tarjeta de identificação, mandaram um Policial Civil checar as imagens que o Alfenas Hoje registrou e apagasse as fotos que mostrasse o interior do “cadeião”.

Ainda numa demonstração de autoritarismo, despreparo e arrogância, o agente Mourão ameaçou o repórter do Alfenas Hoje: “Não vou falar de novo”, disse ele, sobre a presença da reportagem em frente a Delegacia. No local não havia assessoria de imprensa do Estado.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo