Postado em segunda-feira, 14 de julho de 2008

Líder do Governo na Câmara será o presidente da CPI

A CPI, que investigará um suposto esquema de propina envolvendo a prefeitura, terá o líder do governo na Câmara, Vagner de Morais (Guinho/PT) na presidência.


Alessandro Emergente

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que investigará um suposto esquema de propina envolvendo a prefeitura e o Grupo SIM (Instituto de Gestão Fiscal), terá o líder do governo na Câmara, vereador Vagner Tarcisio de Morais (Guinho/PT) na presidência. A Comissão foi instaurada na sessão extraordinária desta segunda-feira e terá até 120 dias para apresentar um relatório.

O Governo que, na quinta-feira, sofreu uma derrota política ao não conseguir segurar a abertura da CPI pôde comemorar nesta segunda-feira após o sorteio que definiu os integrantes da comissão. Além de emplacarem a presidência da CPI, os governistas também conseguiram a relatoria que será ocupada por Renan Marques (PRTB). O terceiro integrante é Arcanjo França (PP), o único entre os três a assinar o requerimento de abertura da CPI.

O plenário ficou lotado durante a sessão. Antes mesmo do início da reunião, a grande maioria das cadeiras já estavam ocupadas. Na maior parte por aliados do governo e funcionários comissionados da prefeitura que comemoraram o resultado do sorteio.

Três sorteios

A definição dos nomes para composição da CPI foi feita através de três sorteios, obedecendo a proporcionalidade das representações partidárias. Antes, o vereador Guinho levantou-se e pediu para conferir os nomes depositados nas caixas para o sorteio em plenário. O primeiro a ser sorteado foi o próprio líder do prefeito, que com o punho comemorou. O nome dele saiu de uma relação quatro petistas.

Logo no início da sessão, o vereador Domingos dos Reis Monteiro (Dominguinhos/PT) apresentou um requerimento solicitando a não-inclusão de seu nome no sorteio. Mas o plenário rejeitou o pedido. Arcanjo, Renan, Mário Augusto da Silveira Neto (PRTB), Décio Paulino (DEM) e José Carlos de Moraes (Vardemá/PR) votaram contra o requerimento.

Outro nome comemorado pelos governistas na platéia foi o de Renan, o segundo a ser sorteado numa lista que incluía o seu colega de partido, Mário Augusto. O sorteio entre os representantes do PRTB era decisivo para governo e oposição. De um lado, Renan, aliado cooptado para a situação no decorrer do mandato; do outro, Mário Augusto, um dos principais oposicionistas na Câmara.

Do PRTB sairia o nome mais aguardado e decisivo na queda de braço entre governo e oposição, uma vez que qualquer sorteado do terceiro grupo seria de um signatário do pedido de CPI. Arcanjo foi o sorteado em uma lista que tinha Décio e Vardemá. É o grupo da minoria, onde cada partido só tem um representante.

Alívio Político

Com o resultado da composição da CPI o governo respira aliviado e vê praticamente afastado o risco de aprofundamento do tema em uma investigação mais rigorosa. A preocupação era a exploração dos fatos pela oposição em um período próximo da eleição. Após a sessão, já do lado de fora da Câmara, partidários do prefeito Pompilio Canavez (PT) gritavam em apoio ao Governo.

O alvo da investigação será um suposto esquema de propina envolvendo o Grupo SIM e a prefeitura de Alfenas, além de supostas irregularidades envolvendo a liberação de parcelas dos recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), eventualmente retidas pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). O fato vem sendo investigado pela Polícia Federal, através da Operação Pasárgada que já provocou o indiciamento do prefeito de Alfenas.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo