Postado em sexta-feira, 27 de junho de 2008
Duas candidaturas a prefeito já estão oficializadas
PT e PPS já oficializaram seus nomes na disputa eleitoral à prefeitura de Alfenas. A convenção dos dois partidos confirmou as candidaturas próprias.
Alessandro Emergente
PT e PPS já oficializaram seus nomes na disputa eleitoral à prefeitura de Alfenas. A convenção dos dois partidos confirmou as candidaturas próprias. O prefeito Pompilio Canavez (PT) irá buscar seu segundo mandato, enquanto o candidato derrotado no último pleito pelo PPS, Marcos José Duarte Dias (Marcão), tentará novamente a disputa da prefeitura.
A convenção do PT foi realizada na manhã desta sexta-feira e confirmou a chapa “puro sangue” com a candidatura do ex-secretário de Governo, Luiz Antônio da Silva (Luizinho do PT), como candidato a vice. A tendência de Luizinho ser o candidato a vice na chapa petista já havia sido adiantada pelo Alfenas Hoje.
De acordo com o presidente do PT, Francisco Dias de Alencar (Chico Ferramenta), as convenções de outros nove partidos deve ratificar uma ampla coligação de apoio a candidatura petista. Se confirmado, será o maior grupo numérico de partidos: 10. Chico cita PDT, PMN, PTdoB, PTN, PHS, PRB, PRT e PMDB na frente em prol da candidatura petista.
Na eleição proporcional, o diretório do PT aprovou uma coligação com PTN, PMN e PTdoB para a composição da chapa de 20 candidatos. Hoje, o Partido dos Trabalhadores tem quatro representantes na Câmara Municipal.
A candidatura de Marcão também foi confirmada na noite de quinta-feira. A chapa será composta com o vice-presidente da Câmara, Décio Paulino (DEM), candidato a vice-prefeito pela coligação que reunirá - segundo o presidente do PPS Henrique Munhoz Ramos – oito legendas: PPS, DEM, PP, PV, PSB, PRTB, PSC e PSDB. Na eleição proporcional, o PPS aprovou a coligação com DEM, PP e PV.
O terceiro nome da disputa é o do atual presidente da Câmara Municipal, Eliacim do Carmo Lourenço (PCdoB), que será confirmado na convenção do PCdoB, agendada para domingo pela manhã. O candidato a vice sairá do PR.
Negociações Frustradas
Setores da oposição ainda esperavam uma união entre as candidatura de Eliacim e Marcão. No sábado e na segunda-feira, os dois grupos voltaram a conversar, mas ficou longe de um acordo.
As especulações no meio político há algumas semanas era para uma composição entre os dois candidatos mantendo Marcão como cabeça de chapa e Eliacim como candidato a vice. No entanto, o convite para que o presidente da Câmara fosse o candidato a vice na chapa do PPS nunca aconteceu. O nome de Décio como candidato a vice na chapa encabeçada pelo PPS já era cogitado desde o final do ano passado e ganhou consistência nos últimos meses.
No sábado, representantes do PPS e do PCdoB estiveram reunidos para a última tentativa de composição. O PPS ofereceu aos comunistas que integrassem a coligação proporcional e que integrasse a base de um futuro governo. Já o PCdoB ofereceu a candidatura a vice ao PPS. As negociações, que terminaram na segunda à noite, ficaram longe de um acordo.
Apesar das especulações, a união entre as duas candidaturas era pouco provável devido a distância de pensamentos entre os dois grupos políticos. De um lado, o PPS formado por um grupo conservador de direita e de outro o PCdoB, legenda de esquerda. O propósito dos dois grupos era de lançar a cabeça de chapa. Em comum: apenas o objetivo de derrubar nas urnas o atual prefeito.
Candidatura cancelada
O presidente do PTB, Joselito de Souza (Lito), que havia anunciado a sua pré candidatura a prefeito, não será candidato. A decisão foi oficializada pelo partido na manhã deste sábado. Seguindo orientação da executiva Estadual, o PTB vai apoiar a candidatura do PT. Porém, os petebistas não integrarão oficialmente a coligação majoritária em apoio a reeleição de Pompilio. Motivo: O PTB fará coligação para eleição proporcional com o PSDB e o PSB, partidos da base de apoio ao candidato do PPS. Com isso, o apoio de tucanos e do PSB à candidatura de Marcão também será informal.
COMENTÁRIOS