Postado em sexta-feira, 20 de junho de 2008

Quatro nomes podem ser confirmados para a disputa


Alessandro Emergente

Até quatro candidaturas para a disputa pela prefeitura de Alfenas podem ser confirmadas na próxima semana quando serão realizadas as convenções partidárias. Três delas estão praticamente acertadas. Os partidos definem os últimos detalhes para as coligações e para a composição das chapas que irão brigar pelo voto dos eleitores.

Um dos nomes acertados para a disputa é a do prefeito Pompilio Canavez (PT) que buscará a reeleição. O candidato derrotado na última eleição pelo PPS, Marcos José Duarte Dias (Marcão), retorna para o pleito deste ano. Tido como opção de terceira via, o atual presidente da Câmara Municipal, Eliacim do Carmo Lourenço (PCdoB), também aparece como pré-candidato. Os três estão praticamente confirmados e só falta a oficialização nas convenções.

Um quarto nome também é cogitado. O advogado e professor Joselito de Souza (Lito) também mantém a sua pré-candidatura pelo PTB, partido presidido por ele. No final da manhã desta sexta-feira, Lito informou que está em negociação com outras legendas e admite mudanças em seu posicionamento. Disse que aguarda orientação da base do governador Aécio Neves, mais especificamente do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Dilzon Melo (PTB).

Os partidos têm até o dia 30 para realizarem suas convenções e oficializarem as candidaturas. A maioria das convenções deve ocorrer nos últimos dias do prazo. A do PPS, por exemplo, será no dia 26 (quinta-feira). A do PCdoB está marcada para o dia 29 (domingo) pela manhã. A do PT ainda não tinha data definida.

De acordo com o presidente do PT, Francisco Dias de Alencar (Chico Ferramenta), a base de apoio a pré-candidatura petista deverá ser formada por dez siglas, incluindo o próprio Partido dos Trabalhadores. Ele cita como integrantes deste grupo o PDT, PMN, PTdoB, PTN, PHS, PRB, PSL, PRT e até o PMDB.

O secretário-geral do PMDB, Aécio Lourenço de Assis, confirma a tendência de apoio a candidatura do PT o que terá que ser confirmado pelo diretório na convenção agendada para o dia 28. Havia uma indefinição no partido, mas nesta quinta-feira uma reunião ratificou a tendência da Executiva.

Pelo PPS, o presidente Henrique Munhoz Ramos informa que a base de apoio ao pré-candidato Marcão inclui DEM, PP, PV, PRTB, PSB, PSC e PSDB. O presidente do PSDB, José Luiz Bruzadelli, confirmou que o partido já definiu pelo apoio a candidatura do PPS. A decisão afasta a possibilidade de apoio a candidatura do PCdoB, hipótese que era a preferida por parte das lideranças da legenda. O quadro tucano abriga nomes como Wilson Silveira e o ex-prefeito Hesse Luiz Pereira. “Somos anti-Pompilio”, enfatiza Bruzadelli ao reafirmar a postura oposicionista do partido.

A pré-candidatura do presidente da Câmara Municipal tem hoje o apoio do PR e do PCB, mas, segundo o próprio presidente do Legislativo, o PCdoB tem conversado com outras legendas para ampliar a base de apoio.

No final de semana, representantes do PCdoB e do PPS devem se reunir. Uma composição entre os dois candidatos de oposição ainda não é descartada, mas é pouco provável. O presidente do PCdoB, Wagner Ribeiro, informa que até o momento não houve nenhum convite formal para que o PCdoB composse a chapa com Marcão. “O que existe é boato”, disse ao se referir a informação que circulou nos bastidores sobre uma união das duas candidaturas.

Candidatos a vice

No PT, Chico Ferramenta confirma a tendência de uma chapa “puro sangue” tendo Luiz Antonio da Silva (Luizinho do PT) como vice de Pompilio. Nome forte do PT e do Governo, a candidatura de Luizinho é dada como certa para compor a chapa. O presidente do PT disse, porém, que a possibilidade do vice sair do PDT não está descartada.

No PPS, o candidato a vice deve ser o vice-presidente da Câmara, Décio Paulino (DEM). Henrique Ramos confirma que a definição pelo nome de Décio está “praticamente” certa.

Já o candidato a vice que irá compor a chapa com Eliacim ainda é tido como segredo pelo PCdoB. Wagner Ribeiro informa que há uma lista de cinco nomes da atual composição partidária. Nadiege Bernardes, candidata a vereadora na última eleição, é uma das possibilidades apresentada pelo PR, partido ao qual ela está filiada.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo