Postado em quarta-feira, 11 de junho de 2008
Secretário deixa o cargo e pode ser vice em chapa petista
O secretário de Governo Luiz Antônio da Silva (Luizinho do PT) deixou o cargo e deve ser candidato a vice-prefeito na chapa petista das eleições de outubro.
Alessandro Emergente
O secretário de Governo Luiz Antônio da Silva (Luizinho do PT) deixou o cargo na semana passada e pode ser candidato a vice-prefeito na chapa petista das eleições de outubro. Ele afastou-se da função na semana passada, prazo estipulado pela legislação eleitoral para quem pretende compor a chapa majoritária.
A Lei Complementar nº 64/90 (Lei das Inelegibilidades) estabelece que até quatro meses antes do pleito os ocupantes de cargo de primeiro escalão devem deixar a função caso disputem a eleição como candidatos a vice-prefeito. Já os secretários que pretendem concorrer a uma vaga na Câmara Municipal teriam que ter deixado o cargo há dois meses. Foi o caso do ex-secretário de Desenvolvimento Urbano, Antônio Anchieta de Brito Cheta), que pediu exoneração em abril.
O nome de Luizinho vem sendo apontado como o possível candidato a vice numa chapa “puro sangue” encabeçada pelo prefeito Pompilio Canavez, que deve buscar a reeleição. A saída do governo na semana passada reforça ainda mais a tendência.
Outra tendência que vinha sendo comentada nos bastidores era de que o candidato a vice saísse do quadro de secretariado, oriundo de um dos partidos aliados. O PDT teria tentado emplacar o nome de Leonardo Vilela (Segurança Pública), mas sem sucesso. Outro nome que chegou a ser mencionado foi o de Boaventura Passos Vinhas (Esporte). De acordo com informações da assessoria de comunicação, nenhum dos dois deixou o cargo o que afasta a hipótese.
Nome forte no PT e no Governo, Luizinho é tido como o principal político de coordenação e articulação do Governo. Após dois mandatos consecutivos, assumiu a coordenação da campanha de Pompilio a prefeito em 2004 que teve a candidatura vitoriosa. Desde então, assumiu a tarefa de gerenciar a máquina administrativa e as articulações políticas do Governo. Em 2006, foi candidato a deputado estadual, mas foi derrotado.
Na Secretaria de Governo, Luizinho será substituído pelo chefe de gabinete Antonio Carlos Esteves. De estilo diplomático e com boa relação com representantes da oposição, já vem desempenhando o papel de articulador político na Câmara Municipal.
COMENTÁRIOS