Postado em sexta-feira, 18 de abril de 2008

Dois detentos de alta periculosidade conseguem fugir


Dois presos que cumpriam pena no “cadeião” de Alfenas conseguiram o que parecia impossível: fugir diante de dezenas de policias, mesmo estando algemados. Valter Peter e Fabio Júnior, ambos detidos no “cadeião” por assassinato, estavam trancados no Ginásio Poliesportivo, na segunda-feira, dia 14, em companhia de outros 90 presos. Todos os detidos estavam na quadra do ginásio, sendo vigiados por mais de 30 policias, mas, mesmo assim, os dois conseguiram fugir por um buraco na janela do banheiro do ginásio.

Sobre a fuga, a Polícia Militar não revelou muitos detalhes. Contou apenas que os presos estavam em um canto da quadra, sendo vigiados pelos policiais, mas não confirmou se eram 35 PMs, como apurou a reportagem. “Os detidos estavam algemados em uma corda e quando foram ao banheiro conseguiram abrir as algemas e fugir pelo buraco da janela”, concluiu a informação da PM, ressaltando que as algemas foram deixadas no local.

Somente na quarta-feira, 16, é que a equipe de reportagem do Alfenas Hoje teve conhecimento – em primeira mão - da fuga, que até então não havia sido anunciada pela Polícia.

A transferência dos presos do “cadeião” para o ginásio poliesportivo aconteceu na manhã do dia 14 e a fuga dos dois presos na tarde do mesmo dia. Os detidos foram levados para o ginásio para que as celas pudessem ser vistoriadas e um buraco feito no domingo, dentro da cela 3, fosse fechado.

Valter Peter (foto) estava preso desde dezembro de 2007. Ele é acusado de matar o advogado Nicolau Abrão de Oliveira, morto em novembro. Valter demonstrou frieza durante a reconstituição do crime – feito no ano passado - e por diversas vezes riu da situação. Considerado de alta periculosidade, é visto por alguns policiais como um “criminoso disposto a matar qualquer um que entrar em seu caminho”.

Fabio Júnior - que também conseguiu escapar - não foge a regra de ameaça a sociedade. O rapaz foi preso em novembro de 2007 acusado de efetuar disparos de arma de fogo contra Policiais Militares. Ele ainda é suspeito de um homicídio, ocorrido na cidade de Poços de Caldas.

A responsabilidade

O delegado de Tóxico, Rafael de Souza Horácio, disse que no momento em que os presos estavam no ginásio “a responsabilidade era da Polícia Militar”. Comentou que antes dos presos serem remanejados ficou decidido que a Polícia Civil ficaria responsável pela cadeia e os PMs pela guarda dos detentos dentro do Poliesportivo. Segundo o delegado, assim que soube da fuga comunicou a Juíza Adriani Freire Diniz Garcia, que “expediu mandado de recaptura”.


A Polícia Militar informou que foram três presos que fugiram do Ginásio, sendo que Ralph Dias Vilela foi recapturado minutos depois na Vila Betania, em uma ação conjunta da PM, Guarda Municipal e Polícia Civil. A PM disse que Valter Peter e Fabio Junior estão sendo procurados.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo