Postado em terça-feira, 8 de abril de 2008
Prazo eleitoral provoca mudanças na prefeitura
Alessandro Emergente
O prazo para desincompatibilização de ocupantes de cargos públicos que pretendem concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal já começou a provocar alterações na composição administrativa da prefeitura. A dança das cadeiras atinge, inclusive, cargos de primeiro escalão como é o caso do ex-secretário de Desenvolvimento Urbano, Antônio Anchieta de Brito (Cheta), que deixou a vaga na semana passada.
Nesta terça-feira, por solicitação da reportagem do Alfenas Hoje, a assessoria de comunicação da prefeitura divulgou uma lista com 21 nomes de servidores públicos que deixaram o governo para concorrer as eleições de outubro. A assessoria não informou, no entanto, o nome dos substitutos.
A lista inclui nomes como Daniel de Carvalho (secretário-executivo de Planejamento), Francisco Dias de Alencar/Chico Ferramenta (coordenador do Procon), Francisco Rodrigues da Cunha Neto (superintendente do Meio Ambiente), Marcial Antônio de Oliveira (diretor do CAIC), Marlene das Graças Martins (superintendente de Desenvolvimento Social) e Edina Donato Fonseca (Superintendência Municipal de Trânsito).
Na sessão legislativa de segunda-feira, a saída de Edina do cargo chegou a ser comentada pelo vereador Mário Augusto da Silveira Neto (PRTB), mas foi contestada pelo líder do Governo, Vagner de Moraes (Guinho/PT), que afirmou em plenário que ela não tinha deixado o cargo.
O prazo para desincompatibilização de cargos públicos, no caso de secretários municipais que vão concorrer a vaga de vereador, é de seis meses antes do pleito, ou seja terminou no último dia 5. Mas para outras funções o prazo é menor: Três meses antes da realização das eleições, prevista para 5 de outubro.
Os prazos variam de acordo com a função e com o objetivo dos futuros candidatos. Secretários municipais, por exemplo, que poderão concorrer compondo uma dobradinha para a eleição majoritária têm até 5 de junho para se afastarem do cargo.
Outras Mudanças
Outra alteração na administração foi a saída da secretária municipal de Fazenda e Planejamento, Nara Pacheco, que ocupava a função desde o início do governo. Em seu lugar assumiu Salomar de Carvalho, até então secretário-executivo da Fazenda. A saída de Nara foi abordada na sessão legislativa de segunda-feira, quando o presidente da Câmara, Eliacim do Carmo Lourenço (PCdoB), elogiou a relação da antiga secretária com a Casa.
A lista divulgada pela assessoria de comunicação da prefeitura nesta terca-feira inclui ainda os seguintes nomes: Antônio Alves Terra, Adélia de Fátima Santos, Anésio Ruella da Silva, Celso Roberto Maia, Evanilson P. de Andrade, Gean Gleison Cardoso Silva, João Carlos Tercetti, João Rubirosa da Cruz, Linconl Quintino Alves, Mateus José da Cruz, Marcos Antônio da Silva, Marco Antônio G. de Carvalho (Marquinhos do SUS), Paulo de Oliveira Alves, Pedro Alencar Azevedo (Pedrinho da Telemensagem) e Waldevino Geraldo Frederico.
COMENTÁRIOS