Postado em sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Escritor aponta os “pecados” de Paulo Coelho


Alessandro Emergente

“Os10 pecados de Paulo Coelho”. Este é o nome do mais novo livro do escritor e professor da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), Eloésio Paulo. A obra será lançada no próximo dia 19 em São Paulo e, durante o mês de novembro, em outras quatro cidades, incluindo Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em Alfenas, o livro só será lançado oficialmente no dia 14 de dezembro.

O autor explica que o livro é, antes de tudo, um irônico guia para quem não quer ler Paulo Coelho, mas “semeia, no caminho dessa curiosa espécie de auto-ajuda, diversas possibilidades de investigação a respeito do maior mito literário brasileiro”. A obra pode ser lida de várias maneiras, menos como crítica literárias acadêmica, explica o autor que é doutor em Letras pela Unicamp.

A organização do volume é simples como o estilo adotado: consta de resenhas das 11 narrativas longas publicadas por Paulo Coelho, de “O diário de um mago” até “A bruxa de Portobello”, alternadas por capítulos que abordam os “pecados”: ignorância, superficialidade, desleixo, auto-elogio etc. Eles estão fartamente documentados nas obras do escritor brasileiro de maior sucesso em todos os tempos.

“Os 10 pecados de Paulo Coelho” é temperado pelo humor que caracteriza tanto a poesia como a prosa de Eloésio Paulo. “Não dá para levar Paulo Coelho a sério, embora seja necessário discuti-lo”, critica o autor que é ex-professor de cursinho e que também foi redator da Folha de S. Paulo e colaborador de O Estado de S. Paulo e do Jornal da Tarde.

A conseqüência desse ponto de vista se patenteia em subtítulos como “O deserto do topless epifânico” (sobre As valkírias) e “Folhetim carola ou A salvação pela piroca” (sobre Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei). Mas, de acordo com Eloésio, a abordagem humorística não exclui grande energia analítica, demonstrada, por exemplo, na comparação entre o autor de O alquimista e os cultos neopentecostais cujo poder midiático já inquieta a democracia brasileira.

A leitura de “Os10 pecados de Paulo Coelho” é um convite à reflexão a respeito das amplas possibilidades da mistificação no ambiente cultural contemporâneo. E, embora teoricamente despretensioso, promete conter também a principal explicação para o sucesso internacional de Paulo Coelho, diz o autor.

A programação de lançamentos começa no dia 19 deste mês em São Paulo, às 20h, no Bar Balcão, Rua Dr. Melo Alves, 150 (Jd Paulista). Um dia depois, será em Campinas (às 19h, na livraria Iluminações, Rua José Paulino, 1.474). No dia 21, o livro será lançado em Pouso Alegre (às 20h, na livraria Intelecto, primeiro piso do PA Shopping).

Ainda em novembro, “Os 10 pecados de Paulo Coelho” será lançado em Belo Horizonte. Será no dia 24, às 11h, no espaço Letras e Ponto, Rua Ceará, 388, cj. 501, esquina com rua Aimorés. Já no dia 28, o lançamento será no Rio de Janeiro (às 17h, na Livraria da Travessa, Av, Rio Branco).

Em Alfenas, o livro só será lançado no dia 14 de dezembro, no auditório Leão de Faria/Unifal, a partir das 20h30. Antes, no dia 5 de dezembro, o autor lançará a obra em outra cidade sul-mineira, Itajubá – na Cantina Pé de Porco (às 20h30). 
  
Esta é a segunda obra lançada por Eloésio em 2007. A primeira foi “Inferno de Bolso etc”, lançada no final de junho no auditório Leão de Faria, na Unifal. Foi o segundo livro de poemas de Eloésio que também publicou o ensaio Teatro às escuras.A nova obra, publicada pela Editora Horizonte, tem 144 páginas e chegará as livrarias a um custo de R$ 28.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo