Postado em quarta-feira, 26 de setembro de 2018
às 22:10
Sindicato de Policiais Federais concede medalha a prefeito de Alfenas
A homenagem foi após o Sindicato considerar a atuação do governo local decisiva na redução dos índices de criminalidade.
Da Redação
O prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), foi homenageado pelo Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais (Sinpef/MG) na manhã de quarta-feira em Belo Horizonte. A homenagem foi devido a queda nos índices de criminalidade, segundo dados oficiais da Polícia Militar.
A medalha foi entregue após o Sinpef considerar que a administração municipal desempenhou papel decisivo na queda dos índices de criminalidade em Alfenas. Para isso, foram analisadas as estatísticas oficiais da PM e realizado um levantamento in loco para averiguar as políticas adotadas pelo governo local para auxiliar as autoridades policiais.
De acordo com o prefeito, as ações de sua gestão passam por três eixos: internações de dependentes químicos, reinserção social por meio de convênios com o Judiciário e Governo de Minas Gerais e programas preventivos na área de educação. Nesse último caso, ele cita o programa Cidade Escola e o Escola para a Vida, que atinge quem não está matriculado no ensino regular.
No caso das internações, os dados do governo municipal apontam que foram realizadas 780 internações no atual governo. Com isso, indivíduos com dependência química, considerados vulneráveis a criminalidade, passou por tratamento em clinicas especializadas.
Dados da PM
Dados divulgados pela Polícia Militar apontam que queda nos índices de criminalidade em Alfenas. A ocorrência que mais demonstra redução é a de crimes violentos. A queda foi de 43,27% entre 2017 (que registrou 305 casos) e 2018 (com 173).
Também aparecem nas estatísticas da PM uma queda no número de roubos consumados, que caiu 46,2% no último ano – de 277 ocorrências para 149 casos (em 2018).
Uma das medidas implantadas para ajudar na segurança pública foi a criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), além das instalações de câmeras em todas as entradas da cidade. A gestão integrada mobiliza as diferentes forças de segurança pública para discutir estratégias em um sistema de cooperação.
Já os investimentos aplicados, com recursos próprios do Município, chegaram a R$ 1,8 milhão, segundo o governo. Nesse caso, a Prefeitura de Alfenas contabiliza o investimento no sistema de câmeras e de semáforos.
Para o coronel Márcio Bocher, comandante do 64° Batalhão da Polícia Militar, a redução na criminalidade acontece quando diversos elementos funcionam de forma integrada. "A questão da segurança é mais do que somente a atuação dos poderes constituídos. Os bons índices acontecem quando há uma integração positiva entre a Polícia Militar, Polícia Civil, a Prefeitura, o Poder Judiciário e a população em geral”, defendeu durante a apresentação de um relatório da Polícia Militar na semana passada.
COMENTÁRIOS