Postado em segunda-feira, 9 de julho de 2007

Três detentos fogem, dois são recapturados


Henrique Higino

Três presos que estavam detidos no sistema de albergue na 19ª Delegacia Regional de Segurança Pública fugiram na noite de domingo para segunda, após arrebentarem o cadeado da cela. Na tarde de ontem, a PM conseguiu recapturar Fabio Martins. O outro foragido, Marcelo Gomes Miranda, mais conhecido como Gambá, foi detido pela Guarda Municipal. Ambos respondem por furto. Miranda foi visto nas imediações da Câmara Municipal, caminhando tranqüilamente, antes de ser reconduzido para cadeia. Já Martins, foi detido na rua Benjamim Constant, próximo ao centro, após uma denúncia anônima.


Agente Policial, Ismail Ferreira,  mostra precariedade do muro. Detento recapturado esconde o rosto

A Polícia procura o terceiro foragido, Wasley Tyson Jacinto Santos. Ele é acusado de tráfico e havia sido preso no dia 08 de junho, com 192 pedras de crack.

De acordo com agente de policia Ismail Ferreira, que faz o serviço de agente penitenciário da cadeia de Alfenas,  esses detentos são ameaçados de morte pelos outros presos e por isso ficam detidos no sistema de albergue. “Para evitar que o detento seja agredido pelos outros presos, nós o colocamos no albergue, mas alguns não colaboram com a Polícia e acabam fugindo”, disse o policial, que lamenta não haver outro jeito, a não ser reconduzi-los para as celas comuns. Ferreira mostra a facilidade que um detento tem se quiser deixar o albergue. Ele mostra falhas na cerca de arame e buracos no muro que divide a cadeia com o Ginásio Poliesportivo. O muro, além de ter vários buracos, ainda está com a estrutura comprometida, com risco de desabamento.

Segundo o agente policial,  esse mesmo muro é porta de entrada para drogas e álcool para os albergados. Ele explica que os detentos colocam um pedaço de pano em cima do muro, indicando o local exato das janelas das celas. “A pessoa que passa a droga para os presos entra a noite no pátio do Ginásio, vê o pano marcando o local da janela da cela e arremessa o produto aos detidos”, disse. No local, há até tijolos, usados como escadas, para facilitar a visão exata para onde à droga deve ser lançada.

O governo do Estado, em parceria com a prefeitura, está construindo um presídio em Alfenas, a quatros quilômetros do centro, próximo a estrada de Fama, em um local conhecido por antiga Granja São Judas Tadeu.. A obra, que terá capacidade para 200 presos, deverá ser concluída em fevereiro de 2008.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo