Postado em sexta-feira, 22 de junho de 2007

Poeta de Alfenas lança Inferno de Bolso etc.


"Inferno de Bolso etc" é o novo livro do poeta e professor Eloésio Paulo, natural de Areado e residente em Alfenas. A obra foi lançada na noite desta sexta-feira no auditório Leão de Faria, da Unifal (Universidade Federal de Alfenas). No próximo dia 30, a coletânea de poemas será lançada em Belo Horizonte.
 
O livro é composto de cerca de 90 poemas num estilo que o próprio autor chama “poética do sobressalto”, dando razão a uma crítica de Ivan Marques publicada em O Estado de S. Paulo, que lhe imputava, pelo primeiro livro, a intenção de produzir uma “poesia de sangue e susto”.
 
O tom predominante é a ironia em registro ágil, elíptico, que tem motivado associações do autor a mestres os mais diversos na poesia de língua portuguesa – Gregório, Oswald e Drummond, principalmente. Língua, a propósito, vasculhada por seus poemas em recantos díspares como o arcaísmo, a escatologia e o puro lirismo imagético.
 
Há em Inferno de bolso etc. poemas curtos como “A recalcitrante”, de apenas dois versos, alternados aos de andamento mais compassado que, no entanto, ficam sempre longe de degenerar em retórica. Do soneto ao concretismo, passando pelo verso livre e pela redondilha, o poeta parece disposto a exercitar em todas as formas da lírica o “olhar perquiridor” e incômodo notado por Luiz Ruffato na contracapa de Cogumelos do mais ou menos.
 
Se há, além do maior domínio formal – afinal, já são 25 anos de poesia –, uma marca distintiva neste novo livro, é a crítica social feroz, no entanto tingida por um nonsense que evoca o surrealismo e o dadaísmo.
 
O autor já publicou Primeiras palavras do mamute degelado (2000) e Cogumelos do mais ou menos (2005). Além de poemas, publicou também o ensaio Teatro às escuras (1998) e artigos e resenhas sobre literatura em periódicos como o Suplemento Literário do jornal Minais Gerais e os diários paulistanos Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo.
 
Eloésio de Paula é professor da Universidade Federal de Alfenas, tendo-se doutorado pela Unicamp depois de exercer o jornalismo e o magistério de primeiro e segundo graus (deu aulas de português, literatura e redação). No próximo dia 30, o autor faz o lançamento da obra na livraria e café Quixote, em Belo Horizonte.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo