Postado em domingo, 23 de setembro de 2007
PCdoB lançará pré-candidaturas para disputa da prefeitura
Alessandro Emergente
O PCdoB decidiu, na manhã deste domingo, que lançará duas pré-candidaturas para a disputa da prefeitura de Alfenas no ano que vem. A decisão do diretório foi durante a Conferência Municipal da legenda, o que confirma a postura oposicionista do partido. O professor de História Wagner Ribeiro foi eleito o novo presidente do PCdoB local.
O presidente da Câmara Municipal, Eliacim do Carmo Lourenço, e o advogado Gílson Carvalho, ex-procurador-geral do município, são os dois nomes colocados como opções para a disputa da prefeitura no ano que vem. “É um projeto do partido, mas estamos abertos a composição. Menos com o PT”, diz o novo presidente do PCdoB ao referir-se ao lançamento de uma candidatura majoritária.
A restrição ao PT, partido que está a frente da atual administração do município, confirma a postura de oposição dos comunistas em relação a gestão do prefeito Pompílio Canavez (PT). Os dois pré-candidatos do PCdoB são ex-petistas e têm feito oposição a atual administração.
A Conferência Municipal também serviu para marcar o ato de filiação de Eliacim, que já havia anunciado a sua decisão há duas semanas. É a segunda filiação partidária de Eliacim que deixou o PT (onde permaneceu por 16 anos) após discordar da postura da atual gestão, comandada por petistas.
Gílson Carvalho deixou a Procuradoria-Geral do Município no ano passado por discordar com a atual administração do município. Foi filiado ao PT durante 15 anos. Lamenta que o PT/Alfenas não tenha colocado em prática um projeto político de esquerda após a chegada ao Governo. “O discurso não foi para a prática”, critica.
O advogado tem sido um dos principais oposicionistas ao atual Governo. Idealizou e encabeçou, junto com o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Alfenas, um projeto de lei, de iniciativa popular, que barrava o nepotismo na política alfenense, mas a proposição teve que ser arquivada após decisão do governista Marcos Inácio (PR) em abandonar o plenário para prejudicar o quorum para aprovação. A proposição sofreu resistência da base governista.
Nova Direção
Durante a Conferência, realizada pela manhã na Câmara Municipal, os comunistas elegeram o novo Comitê Municipal com 24 integrantes. Destes, sete compõem a executiva do partido. O professor de História Wagner Ribeiro foi eleito o novo presidente do PCdoB/Alfenas para um mandato de dois anos.
Wagner Ribeiro assume a vaga deixada por outro professor, Fábio Silveira, que passa a integrar a executiva como membro. A vice-presidência agora é ocupada por Eliacim. A Tesouraria foi assumida por Anderson Nogueira.
A executiva, chamada de comissão política, também é composta por Solange Camilo (secretária organizacional), Ângela Azevedo Neves e Gilson Carvalho. Os dois últimos como membros da executiva. Também foram eleitos secretários que representam segmentos da sociedade. A chapa vencedora foi a única a disputar o processo interno após consenso entre os filiados.
A intenção, explica Wagner Ribeiro, também foi a de discutir o PEP (Plano Estrutural Partidário). Uma das metas é a expansão da legenda, congregando os diversos setores da sociedade.
COMENTÁRIOS