Postado em quinta-feira, 8 de junho de 2017
às 10:10
Projeto levantará dados sobre mercado de trabalho na região
A ideia é provocar uma reflexão da sociedade a partir desses dados, coletados de fontes oficiais.
Da Redação
Um projeto de extensão, que envolve atividades de ensino e pesquisa do curso de Ciências Sociais da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), iniciou um levantamento de dados sobre o mercado de trabalho na região. A ideia é provocar uma reflexão da sociedade a partir desses dados, coletados de fontes oficiais.
O projeto é coordenado pelo professor Marcelo Conceição e tem o professor Antônio Carlos Andrade Ribeiro como coordenador adjunto. Os trabalhos envolvem quatro universitários, que já iniciaram a fase de levantamento dos dados sobre a situação do mercado de trabalho na microrregião de Alfenas.
Para desenvolver o projeto, a Unifal firmou uma parceria com duas escolas da rede pública estadual (Dr. Emílio Silveira e Padre José Grimminck) e com o portal de notícias Alfenas Hoje, que divulgará as informações. A disponibilização de uma área no portal para artigos analíticos é uma das iniciativas.
O coordenador do projeto explica que analisar e compartilhar os dados em uma linguagem acessível é um dos desafios propostos pelo projeto. Além dos artigos, direcionados ao público geral, os integrantes do projeto desenvolverão ações didáticas específicas sob a supervisão de dois professores da rede pública estadual, Rosano Martins e Suenia Milanez.
O projeto “A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas” teve início em fevereiro deste ano e será executado por 12 meses. Seja nas salas de aula ou em artigos levados ao público por meio da imprensa, um dos objetivos é democratizar o saber sociológico, o que poderá subsidiar gestores locais, ativistas sociais e cidadãos no debate sobre políticas públicas.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Escolas de Alfenas têm queda no Ideb pós-pandemia
- Mudanças na composição da população de Alfenas
- Taxa de analfabetismo dos municípios no Sul de Minas supera 6%
- Pessoas de baixa renda têm menos acesso às atividades de cultura no Sul de Minas
- Pesquisa da Unifal indica que jovens frequentavam mais os espaços públicos na região
COMENTÁRIOS