Postado em sexta-feira, 13 de maio de 2016
às 05:54
Prefeitura trocou quase 2 mil lâmpadas desde que iluminação pública foi municipalizada
Desde o dia 1º de março os serviços de manutenção do sistema de iluminação pública passaram a ser responsabilidade da prefeitura.
Da Redação
Desde o dia 1º de março, os serviços de manutenção do sistema de iluminação pública do município passaram a ser responsabilidade da prefeitura de Alfenas. Com isso, a elaboração de projeto, implantação, expansão e manutenção da iluminação pública passaram a ser responsabilidade do município, só que executados por uma empresa contratada, no caso de Alfenas é a Construtora CSC, contratada por meio de processo licitatório.
No município existem aproximadamente 10 mil pontos de iluminação, gerenciados agora pelo município e que estão distribuídos em todos os logradouros, (incluindo distrito e bairros rurais).
Ao todo, já foram trocadas, até agora, 1.734 lâmpadas, todas de vapor de sódio, atendendo ao padrão da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Para o atendimento à população, a empresa licitada dispõe de quatro caminhões para manutenção de pontos de iluminação em Alfenas, com equipes fixas com no mínimo dois técnicos operacionais, trabalhando em plantões.
A empresa está realizando um recadastramento dos pontos de luz que existem na cidade. As trocas de lâmpadas priorizaram, de início, as praças públicas e vias de maior acesso, especialmente na região central.
Bairros como Gaspar Lopes e o distrito de Barranco Alto já receberam a manutenção da iluminação pública, porém havendo novas ocorrências a população deve entrar em contato por um dos canais disponíveis (0800, WhatsApp, email ou pessoalmente) para que os problemas sejam sanados.
Ricardo De Ávila Barbosa, responsável por receber as reclamações e por coordenar e fiscalizar os serviços prestados pela empresa explica que, em alguns locais da cidade, há reincidências de postes e lâmpadas quebradas e que mais uma vez, a comunicação da população é imprescindível, para que estes problemas sejam sanados.
Disque Ilumina Alfenas
A municipalização do serviço também garantirá mais rapidez e qualidade no atendimento ao cidadão. A população poderá solicitar serviços como troca de lâmpadas queimadas, realizar reclamações e sugerir ações, além de acionar equipes técnicas, que estarão de plantão na cidade, por meio de um call center, que atenderá pelo número 0800 0331825.
O serviço está disponível de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. As solicitações de reparos podem ser feitas também pelo e-mail: vagalumeatendimento@gmail.com
A prefeitura também disponibilizou um outro canal direto com a população, que funciona dentro da ouvidoria, no terminal de ônibus urbanos, que funciona das 12h às 18h, para que o cidadão possa avisar sobre os problemas relacionados à iluminação pública.
O prazo para solucionar as ocorrência sobre iluminação pública, estipulado pelo contrato, é de 120 horas (cinco dias, em área urbana) e de 168 horas para a solução do problema em área rural, após o primeiro contato telefônico.
COMENTÁRIOS