Postado em domingo, 21 de fevereiro de 2016
às 22:57
Atualizada em segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
às 18:19
Chuva forte provoca caos: fios de alta tensão soltos, árvores caídas e casas danificadas
Quem andou pela cidade, logo após o temporal, pode perceber a gravidade como os fios de alta tensão arrebentados.
Alessandro Emergente
Uma forte chuva com granizo, na tarde de domingo, deixou um cenários de destruição em Alfenas. Quem andou pela cidade, logo após o temporal, pode perceber a gravidade: fios de alta tensão arrebentados e árvores caídas com diversas ruas interditadas era uma mostra da situação.
Em frente à prefeitura de Alfenas e a Escola Estadual Coronel José Bento, o trânsito foi bastante prejudicado devido a queda de várias árvores. O local refletia um cenário de destruição. Na Praça Getúlio Vargas, árvores foram ao chão, impedindo a passagem de pedestres.
Várias ruas da cidade ficaram interditadas como na Praça da Estação e na rua Padre Cornélio Hans, no Jardim Boa Esperança, devido a queda de árvores. Um dos pontos mais crítico foi o da avenida Machado de Assis, no Jardim São Carlos. Um dos moradores disse à reportagem que, no ano passado, um abaixo-assinado foi entregue ao Ministério Público para a troca das árvores, mas sem sucesso. O carro do morador foi atingido por uma das árvores, mesmo estacionado na garagem.
O secretário de Meio Ambiente, John Strauss, esteve no local e confirmou que há um estudo que confirma a necessidade de troca das árvores, mas necessita da autorização do MP. Ainda não havia um levantamento dos estragos no momento em que falou com a reportagem.
Mais prejuízo
Na avenida Lincoln Westin da Silveira, um veículo que estava estacionado foi atingido por telhas de uma casa ao lado e ficou danificado. Na mesma avenida parte do asfalto cedeu em um trecho próximo a Casa da Cultura.
Em vários pontos da cidade era possível perceber fios de alta tensão rompidos. Em alguns casos, rufos de alguns prédios caíram e romperam os fios, deixando pedestres expostos ao perigo.
Casas danificadas
Na rua Alferes Domingos Vieira, no centro, o muro de um estacionamento acabou caindo. No Jardim São Carlos, na rua Alberto de Oliveira, uma casa foi interditada após queda de parte da residência.
Na avenida São José, uma residência, que fica em cima da loja Silvia Ribeiro, teve o telhado arrancado. A proprietária da loja mora nessa residência e perdeu vários móveis. Parte da janela de seu quarto foi arrancada.
A água também atingiu a loja de Silvia Ribeiro, que teve os cômodos alagados. Até o início da noite, ela ainda não tinha um levantamento do prejuízo, mas adiantou que perdeu várias peças. Até o toldo da loja foi arrancado pela violência da chuva.
Grande parte da cidade ficou sem energia elétrica. No final da noite de domingo, os consumidores que procuravam alguns estabelecimentos comerciais tinham dificuldades de encontrar velas.
Uma morte foi registrada. Uma mulher grávida, de 33 anos, morreu eletrocutada depois que um fio de alta tensão se partiu e atingiu o portão da casa onde eles estava, no Bairro Chapada. Na manhã de segunda-feira, o prefeito Maurílio Peloso (PDT) decretou estado de emergência em Alfenas. Confira abaixo as imagens da cidade logo após a chuva (Foto: Alessandro Emergente/Alfenas Hoje).
Acima, um trecho da rua Padre Cornélio Hans (Jd Boa Esperança) que ficou interidtado e, abaixo, vários locais destruídos, incluindo a Praça Getúlio Vargas e a Praça da Estação
Acima, a avenida Machaod de Assis (Jd São Carlos). O secretário de Meio Ambiente, John Strauss, avalia a situação logo após o temporal e morador mostra prejuízo depois que galhos atingiram o seu carro, que estava na garagem da residência
Acima, morador mostra a sua residência, na rua Alberto de Oliveira, que teve uma parte destruída. Abaixo, o temporal arrancou o telhado de uma residência no centro de Alfenas (avenida São José) e a água inundou a loja que fica embaixo da casa, a loja Silvia Ribeiro
Acima, um veículo foi atingido por telhados de um imóvel na avenida Lincoln Westin da Silveira
COMENTÁRIOS