Postado em sábado, 20 de fevereiro de 2016 às 18:46

Oficina de teatro procura desenvolver potencialidades de cada aluno

A oficina de teatro procura desenvolver potencialidades dos alunos.


 Alessandro Emergente

A Oficina de Teatro da prefeitura de Alfenas tem procurado desenvolver as potencialidades de cada aluno. Assim define o responsável pela Oficina, Anselmo Cesário, que também dirige o Teatro Municipal. A busca, segundo ele, é ajudar no desenvolvimento do ser humano, sendo a formação de atores uma consequência do trabalho.

Hoje são três turmas em andamento e até segunda-feira (22) os interessados em se tornarem alunos no projeto ainda podem se inscrever, das 13h às 17h no Teatro Municipal. Não há cobrança de mensalidades e nem de taxas. Os menores de 15 anos devem estar acompanhados de um responsável para fazer a inscrição. A idade mínima é de seis anos.

Desde o ano passado, Anselmo Cesário tem desenvolvido um trabalho, com duas aulas por semana, sendo duas turmas infanto-juvenis e uma adulta. O limite é de 60 alunos (20 em cada turma) e, por isso, foram abertas as inscrições para completar o grupo para 2016.

"Bons frutos"


O trabalho desenvolvido ao longo de 2015 rendeu duas apresentações ao final do ano passado. Em novembro, as duas turmas infanto-juvenis subiram no palco do Teatro Municipal para as apresentações para um público de cerca de 180 pessoas, composto por amigos e familiares dos alunos.

Na ocasião, cada um dos grupos ficou responsável por uma montagem. Uma delas foi a peça “O Mágico de Oz”, uma adaptação do livro infantil homônimo, escrito pelo norte-americano L. Frank Baum. A outra peça foi "Os Formigas e os Cigarras", da escritora e dramaturga brasileira Maria Clara Machado.

Espaço para desenvolver potencialidades

Apesar do sucesso das apresentações, que incluiu o desafio de subir no palco e enfrentar o público, Anselmo diz que o objetivo da oficina não é necessariamente formar atores, embora o trabalho colabore para abrir espaço para novos talentos.

A missão principal do trabalho, segundo o diretor do Teatro Municipal, é ajudar a construir o ser humano, dando condições a cada aluno para que esse trabalhe as suas potencialidades e vença dificuldades individuais, como a timidez. “O teatro é completo e trabalha a concentração, a respiração, a criação, além de habilidades físicas e motoras”, explica.

Anselmo aposta no potencial do teatro para ajudar a construir um ser humano melhor e mais solidário. Cita que o ator experimenta sensações diferentes, o que ajuda a modificar o “modelo mental” e a se tornar mais tolerante e respeitoso com o outro. “O trabalho é feito em grupos heterogêneos e, por isso, há uma grande troca de experiências (entre os participantes)”, observa.

Método

Para trabalhar com os alunos, Anselmo adota o método da autora e diretora de teatro Viola Spolin, considerada por muitos como a avó norte-americana do teatro improvisacional. Influenciada pelo dramaturgo alemão Bertholt Brecht e pelo escritor russo Constantin Stanislavsky, Viola sistematizou os “Jogos Teatrais”, uma metodologia de atuação e conhecimento da prática teatral, que está presente em todos os fundamentos da atual comédia norte-americana, inclusive no stand-up comedy.

A Oficina de Teatro, comandada por Anselmo Cesário, é oferecida, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura no Teatro Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3698 1328 ou e-mail teatro.municipal@alfenas.mg.gov.br.

Duas peças foram apresentadas no final de 2015 pelos alunos da oficina (Fotos: Alessandro Emergente)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo