Postado em terça-feira, 12 de janeiro de 2016 às 14:57

Secretaria de Saúde distribui 100 kits aos agentes comunitários de saúde de Alfenas

Os kits auxiliarão os profissionais no combate aos focos do transmissor da dengue.


 Da Redação

Desde a semana passada a Secretaria Municipal de Saúde deu início a uma série de iniciativas que visam intensificar o plano de combate ao mosquito Aedes aegypti em Alfenas.

Na segunda-feira, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, distribuiu aproximadamente 100 kits com materiais necessários para o trabalho dos agentes comunitários de saúde.

Na quarta-feira, 6 de janeiro, o secretário Municipal de Saúde, Maurício Durval de Sá, convocou 24 agentes que estavam de férias, depois de incorporar 12 agentes que estavam de aviso prévio, para retornarem às equipes de saúde.  

Na sexta-feira (8), o secretário, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, convocou outros servidores que estavam em férias, equipes de controle de zoonoses e os agentes de saúde. Ao todo, foram chamados mais de cem servidores para uma reunião, realizada no salão da Apae.

Intensificação dos trabalhos

Durante o encontro, Durval de Sá apresentou a situação da dengue no município. E, em alguns momentos, foi enfático ao afirmar que: “Se não nos prepararmos agora, com as ações de saúde, provavelmente vamos enfrentar uma epidemia de dengue”.

As ações locais estão alinhadas às determinações da Secretaria Estadual de Saúde (SES/ MG) que começou a tomar decisões mais incisivas com o aumento de casos de dengue, chikungunya e zika vírus, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em todo o país.

A Resolução nº 5.101, de 29 de dezembro de 2015, emitida pela SES/MG, determina que todos os municípios devem visitar 100% dos domicílios urbanos e instalações públicas e privadas até 31 de janeiro. Durval de Sá destacou que a resolução também prevê, numa segunda etapa dos trabalhos, que todos os domicílios e instalações públicas e privadas e urbanas devem ser visitadas, no período de 01 a 29 de fevereiro de 2016.

O prefeito Maurilio Peloso (PDT) também participou da reunião com os servidores da saúde e falou da importância de suas ações, “para que os casos não aumentem no município”. Os bairros - como Jardim Nova América e Campos Elíseos - que possuem índices elevados da doença, receberão atenção especial dos agentes.

Estado de alerta

Atualmente (até a semana epidemiológica 52/2015 que encerrou o ano epidemiológico de 2015 em 02 de janeiro) há 3.109 casos notificados, sendo 3.032 exclusivamente de residentes no município de Alfenas. Dos 3.032 casos notificados residentes em Alfenas, 2.455 são classificados como prováveis para dengue e 577 foram descartados.

Em 2015 houve um aumento de 1.833,34% nas notificações de casos de dengue em relação ao ano anterior. Esta situação coloca o município de Alfenas em estado de alerta, com risco eminente para a saúde pública.

A Secretaria de Saúde informou que não houve suspeita de febre chikungunya e zika vírus no município. Também não houve óbitos relacionados à Dengue.

Os Kits auxiliarão os agentes na orientação aos moradores no combate à dengue (Foto: Ascom/Prefeitura de Alfenas)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo