Postado em quinta-feira, 7 de janeiro de 2016 às 10:06

Prefeitura recua de decisão e reintegra agentes de saúde exonerados em dezembro

A decisão do governo foi comunicada aos agentes pelo secretário de Saúde, Maurício Durval de Sá.


 Da Redação

A prefeitura de Alfenas decidiu revogar a decisão, tomada nos últimos dias de dezembro, de exonerar 12 agentes comunitários de saúde (ACS) e anunciaram que eles serão reintegrados. Porém, esses funcionários serão remanejados para o trabalho preventivo de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue. 

A decisão da Secretaria Municipal de Saúde, comunicada à imprensa na tarde de quarta-feira, foi tomada a partir de uma resolução de 29 de dezembro (nº 5.101), emitida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES/MG). Esse documento determina que todos os municípios devem visitar 100% dos domicílios, instalações públicas e privadas e urbanas, até 31 de janeiro de 2016.

Para cumprir a medida, todos os ACSs e os agentes de endemias, que estavam de férias, retornarão às suas atividades, bem como os ACSs que receberam, no final do ano, o aviso prévio de que seriam desligados de suas funções, foram novamente incorporados às equipes de saúde.

Meta é 100%
O secretário Municipal de Saúde, Maurício Duval de Sá, afirmou que a meta de 100% de visita aos domicílios, estabelecida pela SES/MG, deve ser cumprida. Segundo o secretário, a resolução também prevê, numa segunda etapa dos trabalhos, que todos os domicílios e instalações públicas e privadas devem ser visitas, no período de 1˚ a 29 de fevereiro de 2016.

Durval de Sá justifica sua iniciativa de reincorporação dos agentes de saúde, não somente em obediência à resolução do Governo do Estado, mas também devido aos grandes desafios relacionados ao Aedes aegypti. “O intuito principal é reduzir os possíveis casos de dengue”, esclarece o secretário.

Comparações

O secretário lembra a comparação destacada essa semana por uma reportagem do Alfenas Hoje: o aumento de 1.200% de notificações sobre suspeita de dengue em dezembro passado na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Na tarde de quarta-feira, Durval de Sá se reuniu com todos os agentes comunitários de saúde (os que estavam de aviso e os que estavam de férias) para comunicar sua decisão e ainda estabelecer as medidas de combate ao mosquito.

Com a decisão do governo, uma reunião entre o prefeito Maurílio Peloso e alguns vereadores foi cancelada, uma vez que o tema principal era a reintegração dos agentes comunitários de saúde, que haviam sido desligados.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo