Postado em sábado, 2 de janeiro de 2016 às 12:38

Para reduzir despesas, prefeitura dispensa 12 agentes de saúde das equipes de PSFs

A medida foi oficializada pela Secretaria de Saúde no penúltimo dia de 2015 e pegou os exonerados de surpresa.


 Da Redação

As equipes de PSFs (Programa Saúde da Família) de Alfenas começaram o ano de 2016 com menos 12 agentes comunitários de saúde (ACS). A medida foi oficializada pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 30 de dezembro, último dia de expediente do ano passado.

A medida administrativa foi adota devido à dificuldades orçamentárias. Segundo o governo, o repasse do Ministério da Saúde contempla recursos para despesas de custeio com 95 agentes. O número excedente a esse limite era custeado pelo município.

Os servidores exonerados no último dia 30 foram contratados por meio de processo seletivo e tinham em média, segundo o governo, vencimentos de R$ 1.350, considerando os encargos.

A notícia, no penúltimo dia do ano, pegou a todos de surpresa. Na manhã de quarta-feira, antes da cerimônia simbólica de repasse de sobra orçamentária do Legislativo à prefeitura, sete dos exonerados procuraram a Câmara Municipal para buscarem uma intermediação. Entre os exonerados, há agentes que atuavam há cerca de 15 anos nos PSFs.

Orientações

Durante o encontro com os vereadores, o procurador da Câmara Municipal, José Ricardo Leandro e Silva, disse que a função de agente comunitário é equiparada a de servidor efetivo, pois há o amparo em Lei Federal e em Lei Municipal. Por isso, os agentes foram orientados a não assinarem nenhum termo de demissão até o início da próxima semana, quando retornam o expediente normal da Prefeitura e da Câmara Municipal. Alguns dos exonerados não descartam medida judicial caso não haja acordo político.

Em maio de 2013, a prefeitura comunicou a demissão de 46 ACS sob a alegação de que os agentes, contratados antes de 2006 – ou seja antes da publicação da Lei Federal n˚ 11.350/2006 -, estariam irregulares. Na época, houve um estudo feito pela Câmara Municipal para apresentar uma modificação na legislação local para manter os profissionais na função pública. Para que não houvesse vício de iniciativa, a proposição teve que partir da prefeitura após um acordo político.


Parte dos agentes exonerados procuraram a Câmara Municipal para tentarem reverter a decisão (Foto: Ascom/Prefeitura)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo