Postado em quinta-feira, 12 de novembro de 2015 às 20:07

Mais de 2 mil casos de dengue em Alfenas foram confirmados durante o ano de 2015

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que, em 2015, já são 2.884 notificações de casos suspeitos de dengue em Alfenas.


 Da Redação

Dados da Secretaria Municipal de Saúde, divulgados nesta quinta-feira, apontam que, em 2015, já são 2.884 notificações de casos suspeitos de dengue em Alfenas. Desses, 2.037 foram confirmados e 523 foram descartados. Outros 324 aguardam os resultados de exames.

Esses números são de janeiro até 5 de novembro e referem-se, exclusivamente, a moradores de Alfenas. Se considerar residentes em outras cidades da região, as notificações sobem para 2.951 casos investigados desde o início do ano.

No início deste mês, funcionários da Vigilância Ambiental fecharam a pesquisa de identificação de focos do Aedes aegypti, realizada de 19 a 23 de outubro. Segundo o levantamento, foram registrados focos do mosquito nos seguintes bairros: Aparecida, Chapada, Jd. América, Jd. Nova América, Pinheirinho, Por do Sol, Residencial Oliveira, Santa Clara, Vila Betania, Vila Formosa e Vila Teixeira, além do Centro.

A pesquisa denominada Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (Liraa) colabora para a identificação rápida dos locais que ainda mantém focos do vetor e quais os locais que mantinham estes focos. Entre os locais onde ainda se encontra foco do mosquito, 80% estão nas residências urbanas tradicionais.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os tipos de depósitos onde se encontra mais mosquito ainda estão dentro de casa, sendo fixos (ralos, tanques, tambores) ou móveis (vasos e pratos de planta). Estes depósitos representam mais de 68% do total de focos encontrados. “Ou seja, nos bairros mais populosos da cidade, a dispersão do mosquito continua sendo da forma clássica: nos vasos e pratos de planta”, informou a prefeitura.

Acima, imagem de um agente epidemiológico identificando pontos de infestação e, na sequência, os números divulgados pela Secretaria de Saúde de Alfenas (Foto: Ascom/Prefeitura)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo