Postado em 28 de outubro de 2016

Conhecendo a Musicoterapia

Autor(a): Renata Teixeira Santiago

Sabe-se que a música como terapia vem sendo aplicada desde a antiguidade, e passou a ser mais conhecida durante a Segunda Guerra Mundial, “mas, a partir da década de 1950, a sua formação como musicoterapeuta passou a ter caráter científico, com treinamento clínico adequado e supervisionado. Em consequência desse desenvolvimento, a Musicoterapia passou a receber credibilidade científica.” (LEINIG, 2009, p. 407).

 

A musicoterapia é uma profissão que utiliza a música e/ou seus elementos, sons, harmonias, ritmos como recurso terapêutico no enfrentamento de problemas tanto de ordem física quanto de ordem emocional ou mental.

 

A musicoterapia parte do princípio que cada indivíduo possui uma identidade sonora, que chamamos de ISO. Benenzon (1988, p. 34) diz que “o princípio de ISO é um conceito totalmente dinâmico que resume a noção de existência de um som, ou um conjunto de sons, ou o de fenômenos acústicos e de movimentos internos, que caracterizam ou individualizam cada ser humano.” Para a musicoterapia, esta identidade sonora é de extrema e fundamental importância, pois é onde encontramos a essência do ser e tudo que precisamos para que o processo musicoterapêutico seja satisfatório.

 

Atualmente, a Musicoterapia vem adquirindo conquistas importantes, inserindo o musicoterapeuta junto às equipes inter e/ou multidisciplinar como um profissional reconhecido como qualquer outro da área da saúde. Inscrita no CBO 2263-05 no Ministério do Trabalho e Emprego, a profissão musicoterapeuta tem nas associações de musicoterapia suas entidades de classe, as quais são filiadas à União Brasileira das Associações de Musicoterapia – UBAM.

 

Para o exercício da profissão de musicoterapeuta exige-se curso superior (bacharel) em musicoterapia oferecido por Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo MEC.

Renata Teixeira Santiago
Musicoterapeuta
Graduada em Musicoterapia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Especialista em Musicoterapia Organizacional e Hospitalar

http://plenitudesonoramusicoterapia.blogspot.com.br


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo