Postado em domingo, 12 de abril de 2015
às 21:32
Victor Corrêa fica em 3˚ no Europeu de Radical
Na Espanha, Victor Corrêa subiu duas vezes no pódio, mas na 3ª corrida houve problemas com a falta de combustível.
Da Redação
Após pole postion, duas voltas mais rápidas e dois segundos lugares, brasileiro perdeu a liderança do certame europeu por falta de combustível na terceira etapa, na Espanha. O piloto iniciou a temporada com uma rodada tripla neste final de semana.
Mesmo sendo o grande nome do final de semana, a estratégia de abastecimento na primeira rodada tripla do Campeonato Europeu de Radical foi a algoz do piloto Victor Corrêa em Jerez, na Espanha. Depois de ter garantido a pole position, duas voltas mais rápidas e dois segundos lugares nas duas primeiras etapas, a falta de gasolina na reta da bandeirada final da terceira corrida rebaixou o mineiro da liderança para a terceira posição no certame.
Com o sétimo lugar no domingo (12) à tarde, a dupla Victor Corrêa (Brasil)/John Harrison (Inglaterra) ficou com 93 pontos, apenas um de desvantagem para o inglês James Swift, o vice-líder, e sete dos ingleses Terrence Woodward/Ross Kaiser, que assumiram a ponta da tabela de classificação com 100 pontos.
“Foi um final de semana muito bom. Fizemos o que era possível. A Nielsen Racing foi eficaz, o John (Harris), meu companheiro de dupla andou bem e foi constante, e eu fiz o que dava, liderando duas corridas e fazendo voltas mais rápidas, depois de ter garantido a pole position na minha condução. Pelo que percebi vamos estar na briga pelas vitórias nas corridas e liderança do campeonato daqui por diante”, resumiu o piloto de Alfenas, patrocinado pela Unifenas (Universidade José do Rosário Velano).
As corridas
Na primeira etapa, disputada no sábado (11), não bastou a Victor Corrêa garantir a pole position, estabelecer a volta mais rápida e ainda liderar as primeiras 21 das 34 voltas da etapa de abertura do Campeonato Europeu de Radical. Uma surpreendente estratégia de pit stop do inglês James Swift, que não abasteceu em seu pit stop, não permitiu que John Harrison sustentasse a ponta e a dupla brasileiro-britânica recebeu a bandeirada em segundo, apenas 2s149 atrás.
Na segunda etapa, realizada na manhã de domingo (12), John Harrison foi o responsável pela largada e partiu em sexto, parando para o pit stop obrigatório no terceiro posto. Depois do reabastecimento Victor Corrêa entrou na pista na décima colocação e como o piloto mais rápido da pista em todas as outras 21 voltas foi galgando posições, até receber as bandeirada depois de 60 minutos em segundo, a 1s361 da dupla inglesa Terrence Woodward/Ross Kaiser. Com este resultado Corrêa/Harrison assumiu a liderança do Campeonato Europeu de Radical.
Na terceira corrida do final de semana, Victor Corrêa largou em segundo, mas assumiu a liderança na primeira curva, estabeleceu a volta mais rápida da corrida e abriu uma vantagem de 11 segundos até a sétima volta, quando o safety car entrou na pista por causa de um Radical SR8 parado em posição perigosa.
Quatro voltas depois foi acionada a bandeira verde e Victor abriu sete segundos em quatro giros, quando entrou nos boxes para fazer o seu pit top. Harrison não abasteceu por causa do período lento de bandeira amarela, voltou em sétimo e na última volta estava tentando assumir a terceira colocação, quando acabou o combustível na última curva. Com isto, recebeu lentamente a bandeirada em sétimo.
“Fizemos o que dava. Isto é coisa de corrida com estratégia. Perdemos a liderança do campeonato, mas mostramos a nossa força. Saio da Espanha muito feliz e animado com as perspectivas para as outras 13 corridas que teremos pela frente”, encerrou o campeão Europeu de Radical em 2013.
A próxima rodada do Radical Masters Euroseries será de duas provas de apenas 50 minutos cada, em Dijon, na França, nos dias 2 e 3 de maio.
Pontuação dos 10 primeiros no Radical Masters Euroseries após três etapas:
1) Terrence Woodward/Ross Kaiser (Inglaterra), 100 pontos;
2) James Swift (Inglaterra), 94;
3) Victor Corrêa (Brasil)/John Harris (Inglaterra), 93;
4) Jamie Patterson/Alex Kapadia (Inglaterra), 85;
5) Jaap Bartels (Holanda)/Stuart Moseley (Inglaterra), 82;
6) Manhal Allos (Inglaterra), 81;
7) Andy Cummings/Bradley Ellis (Inglaterra), 44;
8) Chris Hyman (África do Sul)/ Alex Mortimer (Inglaterra), 36;
9) Alain Costa (Mônaco), 34;
10) Shahin Nouri (Suiça), 30.
Victor Corrêa retornou ao automobilismo europeu neste final de semana (Foto: Reprodução)
COMENTÁRIOS