Postado em quinta-feira, 21 de agosto de 2014
às 13:25
Projeto Escolinha de Futebol Cruz Preta abrange pequenos talentos
O projeto Escolinha de Futebol abrange os pequenos talentos, de 5 e 6 anos de idade.
Alessandro Emergente
O projeto Escolinha de Futebol Cruz Preta, coordenado por José Carlos Morais (Vardemá) e apoiado pela prefeitura de Alfenas, abrange os pequenos talentos, de 5 e 6 anos de idade. Atualmente, são cerca de 50 crianças, nesta faixa etária, que se juntam aos demais alunos, com até 17 anos, e somam quase 400 atendidos pelo projeto.
O sonho de se tornar um ídolo do esporte leva as crianças aos gramados para treinos até três vezes por semana. Os “caçulinhas” do projeto treinam às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre no período da manhã. Duas vezes por semana (segunda e sexta) os treinos são realizados no Campo do Saliba e, nas quartas, no Alfenas Náutico Clube.
De acordo com Vardemá, que conta com o apoio de cinco estagiários, nesta faixa etária não é aplicado ainda o conhecimento tático, o que só começa a ser feito a partir dos 10 anos, quando iniciam-se as primeiras competições. Trabalhos com fundamentos básicos, como o passe, já começam a ser trabalhados. Em alguns casos, afirma, já é possível perceber alguns garotos com melhor domínio de bola e qualidade nos passes, por exemplo.
O coordenador e idealizador do projeto informa que não são cobradas taxas das crianças e dos adolescentes, que integram o projeto. Até mesmo o uniforme é cedido aos atletas.
A partir de 2004, a Escolinha de Futebol passou a receber apoio do município, mas houve uma interrupção no período de 2005 a 2008 – período em que recebeu apoio da Unifenas (Universidade José do Rosário Velano). Na gestão passada, o projeto passou a integrar o programa “Cidade Escola”, transformado em “Trilhas Educativas” no governo atual.
Antes do apoio da prefeitura, o coordenador do projeto diz que recorria à iniciativa privada para ajudar na manutenção da Escolinha de Futebol, inclusive pedindo apoio no trânsito para custear a participação em campeonatos.
Calendário
A cada 15 dias, as manhãs de sábado são reservadas para treinos que têm como objetivo as competições. “É o momento que usamos para acertar o time para os campeonatos”, explica Vardemá, lembrando que os treinos, no decorrer da semana, incluem garotos que não participam de competições, uma vez que é um projeto social.
No próximo dia 30 as categorias mirim, infantil e juvenil começam a disputa do Sul Mineiro, promovido pela Liga de Varginha. Para o ano que vem estão previstas competições como a Copa Guará (SP), Copa Danone e Brasil Cup – estas duas últimas em Poços de Caldas.
As crianças, de 5 e 6 anos, treinam três vezes por semana (Fotos: Alessandro Emergente)
COMENTÁRIOS